Archives

» Pablo Villaça

Meu Pai – II

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Luca & Nina, Variados | 34 comentários

Meu pai morreu aos 40 anos de idade, em um acidente de carro. O ano era 1980 e ele voltava de uma viagem de trabalho quando um caminhão acertou o veículo no qual ele dormia no banco do passageiro. Conhecido por correr quando estava atrás do volante, ele havia passado a direção para um amigo por sentir-se cansado. O amigo sobreviveu ao acidente. Meu pai morreu na hora. Lembro-me dele com frequência, como já escrevi aqui. Na realidade, “lembro-me” é …

Curso – 39a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça em Curso | 5 comentários

Temi que, por marcar duas grandes turmas em semanas consecutivas, eu estaria exausto na segunda etapa da viagem. Por sorte, foi mais um grupo empolgado que, por osmose, me empolgou. Aliás, como eu poderia não ficar encantado por uma turma que, mesmo num dia caótico em São Paulo graças à greve do metrô, compareceu em massa à aula? Houve até mesmo um aluno que revelou na avaliação que deixou de comparecer à colação de grau da mãe para ir ao último …

O primeiro Sherlock Holmes do cinema

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Clássicos, Vídeos | 4 comentários

Dirigido por Arthur Marvin e protagonizado pelo senhor Anônimo (taí um mistério para o detetive de Conan Doyle solucionar), confira abaixo o primeiro filme estrelado pelo personagem Sherlock Holmes: Sherlock Holmes Baffled, de 1900. Duração: 30 segundos.

Anúncio

postado em by Pablo Villaça em Variados | 10 comentários

Vendo coração usado. Alguns hematomas e duas ou três perfurações, mas em bom estado. Motivo: instalação de um novo. Aceito pastel de queijo em troca.

Críticas da semana – 25/05/2012

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes | 1 comente

Homens de Preto e Flores do Oriente.

Honrarias

postado em by Pablo Villaça em Luca & Nina | 7 comentários

Há quem estude apenas por gostar da ideia de ser chamado de “doutor”. Ou “mestre”. Há quem trabalhe apenas para alcançar uma posição que lhe renda a distinção de ser “Vossa Excelência”, “Meritíssimo” ou “Excelentíssimo”. Outros rezam por um “Reverendíssimo” ou “Sua Santidade”. Uns poucos nascem “Alteza” e “Majestade”, enquanto vários se orgulhavam dos “Condes”, “Barões”, “Duques” e “Lordes” que precediam seus nomes. Eu? “Papai” me basta. Morrerei acreditando não haver título melhor ou mais doce.

Videocast: Homens de Preto 3

postado em by Pablo Villaça em Novos filmes, Videocast | 1 comente

A aberração e o assaltante

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Discussões | 130 comentários

Há alguns minutos, depois de ler um tweet revoltado da querida Maria Fro, descobri o vídeo abaixo no blog do colunista Renato Rovai e me vi experimentando um intenso sentimento que combinava uma pena profunda e um ódio colossal: pena de um assaltante, vejam só, e ódio por uma jornalista. Não é a primeira vez que o infortúnio e a dor de miseráveis se transformam em matérias policialescas que tentam ganhar o riso sádico do espectador através da humilhação alheia: …

Curso – 38a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça em Curso | 15 comentários

Toda turma tem seus personagens, mas poucas contaram com tantas figuras divertidas quanto esta 38a. edição – e confesso que ri bastante ao longo dos cinco dias de aula graças a algumas situações curiosas que surgiram durante a semana, desde o vocabulário anacrônico da jovem Tamires até a intervenção “rain-manesca” do simpático Carlos, que fez um cálculo rapidíssimo (e, mais tarde constatei, erradíssimo) sem qualquer necessidade a não ser o desejo de ajudar. Houve ainda um tweet mal interpretado da …

Corram, Todos, Corram

postado em by Pablo Villaça em Videocast | 2 comentários