Monthly Archives: outubro 2008

Monthly Archives: outubro 2008

A_ética em Belo Horizonte (desta vez, eu vou!)

postado em by Pablo Villaça em Cinema | 4 comentários

Cineclube Curta Circuito  No mês de novembro, o Cineclube Curta Circuito abre espaço para o lançamento de três curtas mineiros. Realizados por um grupo de diretores, atores, fotógrafos que acreditam em trabalhos independentes, desligados das grandes estruturas de produção. Das diversas referências desse grupo, notamos a presença forte das artes cênicas. Nos três trabalhos, o cenário da prisão é utilizado para construção da estória. Uma sessão que busca estimular produções realizadas com a vontade diária de se fazer cinema.A primeria …

Balanço da Mostra

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Variados | 5 comentários

Estou com a sensação de dever cumprido: se no ano passado já havia ficado satisfeito em ver e escrever sobre 54 filmes, as 66 resenhas deste ano me deixaram particularmente orgulhoso. Além disso, bati meu recorde pessoal anterior de maior número de longas vistos numa única edição do evento, 60 (em 2005, na 29a. edição). Ao todo, foram 24.444 palavras escritas (153.310 toques, no linguajar dos jornalistas) em 52 páginas do Word (fonte Times News Roman, tamanho 12, espaço simples …

SP – Dia 16

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes | 9 comentários

61)     Aquele Querido Mês de Agosto (Idem, Portugal, 2008). Dirigido por Miguel Gomes. Com: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Manuel Soares, Joaquim Carvalho.  Aquele Querido Mês de Agosto, inteligentíssima produção portuguesa dirigida por Miguel Gomes, conseguiu uma proeza que eu julgava ser impossível: ultrapassar o belíssimo Tulpan como o melhor filme que vi nesta 32ª. edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Contando com um roteiro complexo e ambicioso que exibe uma carpintaria simplesmente impecável, o longa não apenas …

SP – Dia 15 – Parte II – Pausa para A_ética em Juiz de Fora

postado em by Pablo Villaça em Cinema | Comente  

Só para lembrar que A_ética será exibido hoje no Festival Primeiro Plano, em Juiz de Fora, como parte da Mostra Competitiva Nacional. A sessão acontecerá às 19 horas desta quinta-feira, dia 30, no Cinearte Palace e contará com a presença do Carlos Magno Ribeiro, ator do filme. Apareçam por lá e depois me contem como foi, ok?

SP – Dia 15

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes | 1 comente

58)     Procedimento Operacional Padrão (Standard Operating Procedure , EUA, 2008). Dirigido por Errol Morris.  Quando as centenas de fotos expondo cenas de tortura na prisão de Abu Ghraib foram divulgadas na Internet, o mundo se viu diante de imagens que, por si só, resumiam à perfeição a insanidade e a crueldade facilitadas pelas políticas genocidas de George W. Bush e sua “guerra santa” contra o “terror”. Encobertos pela desculpa de buscar informações sobre células e ações terroristas, os militares norte-americanos …

SP – Dia 14 – Parte II – Pausa para os leitores

postado em by Pablo Villaça em Variados | 6 comentários

Esta foi a edição da Mostra na qual encontrei o maior número de leitores do Cinema em Cena: todo dia, três ou quatro pessoas me cumprimentavam manifestando admiração pelo site, por meu trabalho, etc. Isso me deixou extremamente feliz e orgulhoso. Eu gostaria de me lembrar dos nomes de todos os leitores para publicá-los aqui – porém, como isto é impossível, citarei um que representará todos os demais: Marcelo Maia, que foi hoje até o Arteplex com o único objetivo …

SP – Dia 14 – Che

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes | 45 comentários

56)     Che – O Argentino (The Argentine, EUA, 2008). Dirigido por Steven Soderbergh. Com: Benicio Del Toro, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Santiago Cabrera, Kahlil Mendez, Julia Ormond, Jorge Perugorría, Catalina Sandino Moreno.  Que diferença enorme fazem meio século e a perspectiva oferecida pelo distanciamento histórico: se em 1969 o diretor Richard Fleischer comandou o repulsivo Che!, que trazia Omar Shariff (que depois renegou o filme) como Guevara numa produção politicamente míope (pior: cega), foi somente em 2008, 50 anos após …

SP – Dia 13

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes | 9 comentários

51)     Patti Smith: Sonho de Vida (Patti Smith: Dream of Life, EUA, 2007). Dirigido por Steven Sebring.  Não sou particularmente familiarizado com o movimento punk que tomou conta do cenário musical underground de Nova York na década de 70 e do qual a cantora Patti Smith foi, aparentemente, uma das expoentes. E se digo "aparentemente" é porque, depois de assistir a este documentário sobre a artista, continuei a não ter a mínima idéia sobre o que a torna tão especial …

SP – Dia 12

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes | 9 comentários

Antes de passarmos aos filmes vistos neste domingo, vamos à minha programação para o último dia da Mostra, quinta-feira, 30 de outubro: 14h30 – Um Conto de Natal 17h30 – Vicky Cristina Barcelona 19h30 – Max Payne 21h50 – Depois da Escola O quê? Nada de Che? E por que, Deus do Céu, escolhi Max Payne? Simples: haverá uma cabine dos filmes de Soderbergh e Max Payne foi o único que encaixou no intervalo entre Vicky Cristina Barcelona e Depois …

SP – Dia 11 – Parte III – Pausa para a entrevista

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Variados | 12 comentários

Obrigado, como sempre, ao inestimável xlucas por disponibilizar no YouTube a entrevista que concedi ao CineMagazine, da Rede Minas/Tv Cultura (ele também ofereceu links de Torrent para o programa na íntegra):