Monthly Archives: agosto 2009

Monthly Archives: agosto 2009

100 Anos de Efeitos Visuais

postado em by Pablo Villaça 31 comentários

Dica do querido Jack Bianchi:

A depressão como mecanismo evolutivo?

postado em by Pablo Villaça 19 comentários

Eu ia jogar esse link no Twitter, mas considerando a longa e interessante (e franca) discussão relativa à depressão que tomou conta desse blog há alguns dias, achei que valeria a pena postá-lo aqui para que possam debatê-lo. Em resumo: dois cientistas estão defendendo, através de argumentos lógicos (com ou sem aspas, como preferirem) e de avaliações relativas a neurotransmissores e funções neurológicas, que a depressão é um mecanismo evolutivo moderno ao permitir que as pessoas se concentrem na resolução …

The Strain

postado em by Pablo Villaça 24 comentários

Terminei de ler ontem o livro "The Strain", co-escrito por Chuck Hogan e pelo cineasta Guillermo del Toro. Poucas vezes levei tanto tempo para ler um livro, já que comecei na viagem para Los Angeles, em 25 de julho, chegando ao fim apenas um mês depois. Porém, que isto não soe como crítica à obra; eu realmente tenho tido pouquíssimo tempo para dedicar a atividades não relacionadas a trabalho. Espero mudar isso logo.   Seja como for, "The Strain" (que …

Mais sobre a baianidade

postado em by Pablo Villaça 28 comentários

Desci para o café da manhã ontem e, enquanto olhava a mesa com as opções, a dona da pousada, Marlusa*, se aproximou: – Ei, Pablo. Bom dia! – Bom dia. – Quer que faça uns ovos mexidos pra você? – Acho que não, obrigado. Na verdade, não gosto muito de comer logo quando acordo. Ela olhou para mim com seriedade: – Rapaz, reflita! O café da manhã é a refeição mais importante do dia! Sorri. Em que outro lugar do …

Em Salvador

postado em by Pablo Villaça 40 comentários

Depois de pousar em Salvador, passei na casa de meu tio (o mesmo que me hospedou em janeiro) para um almoço rápido com a família e, em seguida, fui para a pousada que o pessoal da Caixa Cultural reservou em meu nome. (Para quem não sabe, vim dar uma palestra sobre crítica a convite do Ciclo Salvador de Cinema.) Ao chegar ao Pelourinho, toquei a campainha da pousada e fui recebido por uma baiana simpática que imediatamente se mostrou surpresa …

20.000 comentários

postado em by Pablo Villaça 19 comentários

Quero apenas agradecer a todos vocês por mais esse importante número alcançado: desde 10 de julho de 2008, quando inaugurei esta nova versão do blog, vocês publicaram nada menos do que 20.450 comentários ao longo de 684 posts. Somados aos comentários da versão anterior do blog, totalizamos 56.057 comentários! Putz, mas vocês falam, hein?

InFilm

postado em by Pablo Villaça 70 comentários

Vocês sabem que sempre prezei a transparência neste espaço. Aliás, se há algo que vocês sabem que encaro como uma religião é a Ética. Assim, quando alguém me acusou de estar "fazendo jabá" no post anterior, ao divulgar um programa do InFilm, decidi que deveria esclarecer o que está acontecendo de fato. Na semana passada, Marcos Wettreich, fundador do International Film Institute, me convidou a assumir o cargo de diretor geral da empresa. Foi um convite inesperado, embora já andássemos …

Novo programa InFilm

postado em by Pablo Villaça 17 comentários

O próximo programa do InFilm está imperdível: Como Filmes e Programas de TV São Realmente Feitos. Ele vai acontecer de 21 a 25 de setembro, em Los Angeles, e vai incluir os seguintes eventos:   1) Visita à Academia; 2) Visita aos sets da CBS; 3) Palestra com um bem-sucedido produtor de Hollywood; 4) Visita à Panavision; 5) Visita aos estúdios da Warner; 6) Visita a uma conhecida empresa que fabrica figurinos; 7) Visita à Digital Domain; 8) Visita à …

Críticas da semana – 14/08/2009

postado em by Pablo Villaça 38 comentários

Aquele Querido Mês de Agosto, Brüno e Arraste-me para o Inferno.

Gramado teve o que merecia

postado em by Pablo Villaça 211 comentários

Quando um festival supostamente dedicado a homenagear, honrar e celebrar o Cinema resolve premiar uma das maiores fraudes do país, uma figura que produz porcarias em massa sem o menor apuro artístico apenas para explorar os fãs e adicionar mais alguns trocados à sua já imensa fortuna, é natural que qualquer cinéfilo que se preze se sinta ultrajado. Dizer que Xuxa contribuiu para o cinema nacional apenas porque fez filmes de sucesso é um argumento tão estúpido quanto alegar que …