Monthly Archives: março 2010

Monthly Archives: março 2010

Cursos em Floripa, São Paulo e Rio de Janeiro!

postado em by Pablo Villaça em Curso | 24 comentários

UPDATE: Matrículas abertas também no Rio de Janeiro! Atenção: falta apenas uma semana e meia para o início do curso em Florianópolis. Já fez sua inscrição? O prazo está chegando ao fim, hein? E… sim, depois de quase um ano, estarei de volta com o curso em São Paulo no mês de maio, de 10 a 14. 

Lost S06E10

postado em by Pablo Villaça em Séries de tevê | 13 comentários

(You spoilin' to me? You spoilin' to me? I'm the only one here. You spoilin' to me?) Acho que este foi o primeiro episódio protagonizado por Sun e Jin que achei aceitável. Não foi genial ou mesmo muito bom, mas suficientemente interessante para ficar acima dos demais estrelados pelo casal (o que não quer dizer muita coisa). Gostei, por exemplo, de como finalmente vimos o outro lado dos incidentes narrados na realidade paralela de Sayid e – mesmo que pecando …

A Garota no Chuveiro de Alfred Hitchcock

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Mundo, Variados | 10 comentários

Janet Leigh e Hitchcock afirmaram repetidas vezes, ao longo dos anos, que o corpo visto durante a clássica cena do chuveiro em Psicose pertencia mesmo à atriz e que nenhuma dublê de corpo fora usada. Com o passar do tempo e a repetição constante, a mentira acabou ganhando tom de verdade, mas o fato é que, sim, uma outra garota emprestou o corpo à cena em todos os planos nos quais o rosto de Leigh não podia ser visto: a …

Roger Ebert, ídolo

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Links, Twitter | 17 comentários

No último sábado, enquanto me encontrava em Brasília para a celebração do casamento de minha irmã, fui surpreendido por um gesto do crítico norte-americano Roger Ebert, sobre o qual já escrevi neste espaço algumas vezes. Indubitavelmente meu crítico de cinema favorito, Ebert indicou, em seu twitter, o texto que escrevi em defesa de Busca Frenética e que havia sido publicado pouco antes em inglês no Movie City News, um dos principais sites cinematográficos da indústria norte-americana.   E se ter …

A mão que afaga

postado em by Pablo Villaça em Variados | 46 comentários

Gosto de acreditar que sou um sujeito razoável. Quando falo de ética aqui, não se trata de retórica ou de um discurso vazio; acredito fortemente em agir sempre com o objetivo de crescer como indivíduo. E ouvir/ler críticas, desde que construtivas e ponderadas, fazem parte disso. Já publiquei neste espaço algumas "cartas" e mensagens enviadas por pessoas que manifestaram carinho por mim e por meu trabalho. Pois hoje recebi um email bastante crítico – e achei que seria no mínimo …

Críticas – 26/03/2010

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes | 10 comentários

Tulpan.

Quase voltei à televisão

postado em by Pablo Villaça em Variados | 19 comentários

(Comentei isso no twitter, mas achei que valeria a pena incluir isso no blog, já que há muitos leitores que não acessam aquele serviço.) Entre 2001 e 2003, roteirizei e apresentei um programa na TV Horizonte, baseada em BH, que era retransmitido para 11 Estados e conseguiu uma audiência bem bacana. Também chamado Cinema em Cena (não sou muito original e a marca é forte, então dêem um desconto), o programa teve 100 episódios e foi cancelado pela emissora quando …

Férias?

postado em by Pablo Villaça em Editorial | 5 comentários

O problema de ser seu próprio patrão é que você está sempre supervisionando seu empregado de perto: sabe quando ele está procrastinando, quando acorda e dorme, quando está distraído, quando está rendendo menos e até mesmo quando está de mau humor e detestando o emprego. Se você é workaholic, então, a coisa fica ainda pior. Em minhas últimas férias, em janeiro de 2009, aproveitei para dar o curso de Teoria, Linguagem e Crítica em Salvador. Antes disso, não tirava férias …

Papa Palpatine, o Sumo-Canalha

postado em by Pablo Villaça em Discussões | 67 comentários

Na realidade, nem tenho muito a acrescentar. Quem acompanha este blog sabe minha posição sobre religião de um modo geral e, principalmente, conhece minha adoração por crianças – não só as minhas. Embora me orgulhe de ter conseguido controlar meu temperamento, que no passado me levou a várias altercações vergonhosas, não me envergonho de dizer, por exemplo, que provavelmente voaria no pescoço da babá que agrediu um bebê de 11 meses. Sou completamente irracional no que diz respeito a adultos …

Lost S06E08-09

postado em by Pablo Villaça em Séries de tevê | 40 comentários

(I believe in spoilers. Spoilers have made my fortune.) Antes de qualquer coisa, peço desculpas por não ter comentado o episódio 08 na semana passada, mas o fato é que só consegui tempo para vê-lo hoje. Em poucas palavras: as seqüências da realidade paralela realmente funcionam muito melhor quando já conhecemos todos os personagens envolvidos – e ver Sawyer assumindo uma postura diametralmente oposta à de sua vida anterior foi algo que, somado à redenção de Benjamin Linus no episódio …