Monthly Archives: junho 2010

Monthly Archives: junho 2010

A “Saga” Crepúsculo – Eclipse

postado em by Pablo Villaça 121 comentários

A Ressaca (Hot Tube Time Machine)

postado em by Pablo Villaça 15 comentários

A falta de ética do Estadão

postado em by Pablo Villaça 31 comentários

Em matéria sobre o colete utilizado pelo goleiro Júlio César na partida contra Portugal – e que foi exposto enquanto o jogador era atendido pela equipe médica em campo -, o jornalista Silvio Barsetti, certamente se sentindo muito esperto, incluiu a seguinte passagem em seu texto (grifos meus): "'Tem um negócio de ferro ali, mas não vai escrever isso, por causa da Fifa, senão você vai me ferrar", disse ele a um repórter, já no final da área de entrevista. …

Cinema em seu máximo #02: Amadeus

postado em by Pablo Villaça 30 comentários

Um dos momentos mais brilhantes de toda a fantástica carreira de Milos Forman, o clímax de Amadeus representa não só a culminância do conflito provocado por toda a doentia inveja de Antonio Salieri diante do talento avassalador de Mozart (F. Murray Abraham e Tom Hulce, soberbos), mas também uma síntese perfeita do complexo sentimento nutrido pelo primeiro em relação ao segundo: sem conseguir lidar com a frustração por reconhecer no outro um talento que lhe falta, Salieri ao mesmo tempo …

Blind Descent

postado em by Pablo Villaça 26 comentários

Qual é a montanha mais alta do mundo? Fácil, não? Qualquer pessoa minimamente informada responderá, sem hesitar, que é o Everest – e talvez alguns até mesmo saibam dizer aproximadamente a altura: 8.800 metros (8.844,43, pra ser exato). No entanto, se eu perguntasse "qual o ponto mais profundo da Terra?", provavelmente pouquíssimas pessoas saberiam a resposta.*   Pois o fato é que a exploração de supercavernas (aquelas com profundidades inimagináveis) talvez represente, hoje, a última fronteira da humanidade no que …

Críticas – 18/06/2010 – Parte 2

postado em by Pablo Villaça 3 comentários

O Profeta.

Cinema em seu máximo #01: Três Homens em Conflito

postado em by Pablo Villaça 27 comentários

Sou fascinado por Sergio Leone (um fato que os alunos de meu curso certamente perceberam), mas, de tudo que o cineasta realizou, a cena abaixo (começando em 1:51 e terminando em 7:57) é certamente a minha favorita absoluta. Aliás, vou além: o "truelo" que ocorre no clímax de Três Homens em Conflito (ou O Bom, O Mau e o Feio) representa um dos melhores momentos que o Cinema já produziu e ponto.

Críticas – 18/06/2010

postado em by Pablo Villaça 27 comentários

Toy Story 3. Update: Kick-Ass – Quebrando Tudo. (Os interessados também podem ouvir os comentários em áudio sobre Toy Story 3 e Kick-Ass.) Update 2: Outro filme que chega aos cinemas esta semana é Patrick 1.5, que comentei brevemente durante a Mostra de SP: "Patrik, Idade 1,5 (Patrik 1,5, Suécia, 2008). Dirigido por Ella Lemhagen. Com: Gustaf Skarsgård, Torkel Petersson, Tom Ljungman. Göran e Sven Skoogh são um casal homossexual que, mudando para um confortável condomínio fechado em uma cidade …

Críticas – 11/06/2010

postado em by Pablo Villaça 54 comentários

Esquadrão Classe A. Update: Comentário em áudio sobre Toy Story 3! Update 2: Comentário em vídeo sobre A Centopéia Humana:

Os filmes de Scorsese e de Kubrick

postado em by Pablo Villaça 25 comentários

Há alguns meses, publiquei um belíssimo vídeo editado por Leandro “Copperfield” Braga que homenageava de maneira belíssima as diferenças e similaridades nas cinematografias de Quentin Tarantino e dos irmãos Coen. Pois esta madrugada foi surpreendido ao descobrir que o autor não só havia produzido uma nova peça – desta vez homenageando Martin Scorsese e Stanley Kubrick – como ainda havia incluído uma dedicatória à montadora Thelma Schoonmaker, ao crítico Roger Ebert… e a mim. Agradeço humildemente a honraria e, como …