Monthly Archives: outubro 2010

Monthly Archives: outubro 2010

MUITO, MUITO, MUITO FELIZ

postado em by Pablo Villaça 37 comentários

Duas coisas que escrevi no twitter e repito aqui: eleitores do Serra, sem revanchismos ou babaquices do tipo “perderam! perderam!”. Como indubitavelmente verão, todos ganhamos. Dito isso, não sejam maus perdedores que não seremos maus ganhadores. (Obs: Tentei abrir os comentários; se os spams voltarem, fecharei novamente até encontrar outra solução. Se quiserem usar este post para comentar algo sobre a cobertura da Mostra SP, sintam-se à vontade. Update: Não teve jeito. Foi virar a meia-noite e os spam-bots começaram …

Mostra de São Paulo 2010 – Dia 09

postado em by Pablo Villaça Comente  

Sou apaixonado pela Mostra de São Paulo, que cubro há anos, mas devo dizer que nunca vi tantos problemas durante as exibições e tantas cópias digitais porcas na programação. Chega a desanimar. Enfim. 38) Luz nas Trevas (Idem, Brasil, 2010). Dirigido por Helena Ignez, Ícaro Martins. Com: Ney Matogrosso, André Guerreiro Lopes, Djin Sganzerla, Sandra Corveloni, Bruna Lombardi, Maria Luisa Mendonça, Simone Spoladore, Arrigo Barnabé, Sérgio Mamberti, Mário Bortolloto, José Mojica Marins, Paulo Goulart. Dirigido pela viúva de Rogério Sganzerla, …

Mostra de São Paulo 2010 – Dia 08

postado em by Pablo Villaça Comente  

33) Um Dia na Vida (Idem, Brasil, 2010). Dirigido por Eduardo Coutinho. A sessão de Um Dia na Vida, um “material de pesquisa” coletado pelo mestre Eduardo Coutinho, estabeleceu-se como algo histórico na última Mostra de São Paulo por provavelmente ter sido a primeira e última vez que foi apresentada ao público: consistindo de 90 minutos extraídos de 19 horas de gravações ininterruptas de todos os canais da tevê aberta nacional, o documentário certamente enfrentaria problemas incontornáveis de direitos autorais …

Mostra de São Paulo 2010 – Dias 06 e 07

postado em by Pablo Villaça Comente  

Abraço grande ao ex-aluno Leonardo (que fez a edição de maio de 2009) e ao meu querido amigo João Papa, com o qual estou desenvolvendo um projeto que, espero, vocês irão apreciar. Aproveito também para mandar um beijo para a ex-aluna Samantha, que veio de Natal para a Mostra. Esclareço, ainda, que fui obrigado a desabilitar temporariamente os comentários do blog depois que mais de 3 mil comentários de spam foram publicados por um robô em menos de 24 horas. …

Mostra de São Paulo 2010 – Dia 05

postado em by Pablo Villaça 3 comentários

O abraço de hoje vai para meu velho amigo Hélio Flores, que provavelmente foi a primeira amizade que fiz no mundo virtual e que também se tornou um dos primeiros visitantes do Cinema em Cena – e que todos os anos sai de sua Vitória da Conquista para mergulhar na Mostra, num esforço admirável que resulta de seu amor pelo Cinema. Dito isso… 18) O Senhor do Labirinto (Idem, Brasil, 2010). Dirigido por Geraldo Motta. Com: Flávio Bauraqui, Irandhir Santos, …

Mostra de São Paulo 2010 – Dias 03 e 04

postado em by Pablo Villaça 2 comentários

Abraço imenso ao mestre Sérgio Penna, um dos melhores preparadores de elenco do país, e ao sempre competente Fernando Meirelles, que encontrei hoje entre as sessões. E vamos aos filmes vistos: 11) Beyond (Svinalängorna, Suécia, 2010). Dirigido por Pernilla August. Com: Noomi Rapace, Ola Rapace, Tehilla Blad, Outi Mäenpää, Ville Virtanen, Alpha Blad, Selma Cuba, Junior Blad. Depois de um longo período de dor e sofrimento familiar, a jovem Leena (Tehilla Blad), obrigada a amadurecer rapidamente a fim de tomar …

Mostra de São Paulo 2010 – Dia 02

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

Um abraço grande ao leitor Leonardo e ao futuro aluno Guilherme, que vieram me cumprimentar nos intervalos entre as sessões. Quanto aos filmes: 6) Abel (Idem, México, 2010). Dirigido por Diego Luna. Com: Karina Gidi, Christopher Ruíz-Esparza, Gerardo Ruíz-Esparza, Geraldine Alejandra, José María Yazpik. Depois de estrear na direção com o bom documentário sobre o boxeador Júlio César Chávez, em 2007, o ator mexicano Diego Luna agora comanda seu primeiro longa de ficção, Abel, a partir do roteiro que assinou …

Mostra de São Paulo 2010 – Dia 01

postado em by Pablo Villaça 5 comentários

Abraços ao ex-aluno Roberto e à antiga leitora Sylvia Angélica, que encontrei na sessão do belo filme de estréia de sua irmã, Bloomington (que comento mais abaixo): 1) Dias Violentos (Quchis dgeebi, Geórgia, 2010). Dirigido por Levan Koguashvili. Com: Guga Kotetishvili, Irakli Ramishvili, Zaza Salia, Zura Sharia, Rusiko Kobiashvili. Dias Violentos, candidato da Geórgia a uma vaga no Oscar 2011, é um filme sobre um país cujo futuro se encontra comprometido por sua insistência em ignorar o passado. Ressaltando o …

Serra, a bolinha de papel, o telefonema e o teatro

postado em by Pablo Villaça 252 comentários

A atitude de Serra de fingir um ferimento é a prova de seu despreparo para governar o país: não só pela falsidade do gesto e da artimanha, mas por não medir as conseqüências de suas ações, que têm o potencial óbvio de inflamar a militância e vir a provocar uma tragédia – aí, sim – real. Update (21/10): Flagrada na mentira pela reportagem do SBT, a campanha de Serra, através de seus porta-vozes Reinaldo Azevedo e William Bonner, já apresentou …

Nina militante

postado em by Pablo Villaça 24 comentários

No domingo à noite, eu brincava na sala com as crianças quando o debate presidencial teve início. Para minha surpresa, Nina, ao olhar para a tevê, imediatamente exclamou: – A Dilma! Rindo espantado com a reação da pequena de dois anos de idade, perguntei: – Você conhece a Dilma, meu amor? Ao que Nina, virando-se para mim com a carinha mais charmosa do mundo, respondeu: – Vota na Dilma “pofavor”, papai? Não é porque é minha filha, não, mas se …