Monthly Archives: fevereiro 2011

Monthly Archives: fevereiro 2011

Videocast Oscar 2011

postado em by Pablo Villaça 54 comentários

Confira abaixo como foi o videocast ao vivo durante o Oscar 2011: [more] A pré-cerimônia: A cerimônia em si:

Videocast Oscar ao Vivo

postado em by Pablo Villaça 17 comentários

Amanhã, aqui, a partir de 21 horas. Combinado? Update: Meus palpites. E a chamada para o videocast produzida por meu ex-aluno Otávio Ugá:

Pablo Surfistinha

postado em by Pablo Villaça 14 comentários

Depois de assistir ao Bruna Surfistinha, comecei a aprender o valor da auto-promoção. Então permitam-me a auto-indulgência: 1) Matéria em O Globo deste sábado sobre Rubens Ewald Filho e na qual este me cita como “destaque da nova geração” – os jornalistas trocaram Cinema em Cena por Cinema em “Casa”, mas… bom, tá valendo. Fiquei honrado do mesmo jeito. 2) Matéria no Jornal da Pampulha, seção “Gente”, sobre… bom, sobre minha pessoa. 3) Matéria da Jovem Pan Online sobre o …

Críticas – 25/02/2011

postado em by Pablo Villaça 1 comente

Desconhecido e Bruna Surfistinha.

Dez Regras para Salvar os Cinemas

postado em by Pablo Villaça 118 comentários

Que o público de cinema tem diminuído significativamente, todos já sabem. Alguns culpam a pirataria; outros, o preço dos ingressos. O fato, porém, é que ir ao cinema tem se transformado em uma experiência que, longe de trazer o prazer antes garantido pelo ato de assistir a um filme na tela grande, vem se transformando num exercício de paciência: o público vem se tornando cada vez mais grosseiro, as projeções deixam a desejar e os longas são distribuídos com atrasos …

Série Musas #22

postado em by Pablo Villaça 15 comentários

Jodie Foster, que além de lindíssima (mesmo fugindo do tipo que mais me atrai, a “branquinha do cabelo preto” já discutido aqui), é inteligente, talentosa e lésbica. Em resumo: a fantasia de qualquer homem (bom, a rigor, se ela fosse bissexual a fantasia seria melhor, já que abriria possibilidades imaginárias e… enfim).

Críticas – 18/02/2011

postado em by Pablo Villaça 20 comentários

Antes tarde do que nunca: 127 Horas, Biutiful e Besouro Verde.

Um dia perfeito com final idem

postado em by Pablo Villaça 31 comentários

Ontem foi, para mim, um daqueles raros dias perfeitos: a conversa com o Saldanha (vide post anterior) se revelou infinitamente mais produtiva do que eu poderia imaginar (apesar do começo trôpego), a primeira leitura de mesa do roteiro do meu próximo curta correu maravilhosamente bem e, claro, minha tão sonhada parceria profissional com o ídolo Roger Ebert (vide este post) finalmente se tornou realidade com a publicação do meu texto sobre Frankenstein de Mary Shelley em seu site no Chicago …

Ebert, ídolo

postado em by Pablo Villaça 61 comentários

Minha admiração por Roger Ebert, crítico de cinema norte-americano, é pública e notória – e todos que acompanham meu trabalho já devem ter lido, em algum momento, meus comentários ao seu respeito (tanto que este blog tem uma tag específica para posts direta ou indiretamente relacionados a ele). Ebert foi, ao lado de Pauline Kael, uma de minhas principais influências ao decidir encarar a crítica cinematográfica como profissão – e, de fato, meu primeiro mergulho em seus textos aconteceu ainda …

Críticas – 11/02/2011

postado em by Pablo Villaça 13 comentários

Bravura Indômita e O Discurso do Rei. Update: Inverno da Alma.