Monthly Archives: abril 2011

Monthly Archives: abril 2011

Ebertfest em fotos

postado em by Pablo Villaça em Fotos, Premiações e eventos | Comente  

Enquanto não encontro tempo para escrever mais sobre o EbertFest, acompanhem o evento através de fotos:

O dia em que conheci Roger Ebert

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 42 comentários

Depois de fazer o check-in no belo hotel reservado para os convidados do Ebertfest, preparei-me para aquele que sabia que se transformaria num dos momentos mais marcantes de minha carreira: o encontro com Roger Ebert. Não tenho o hábito de ficar nervoso ao conhecer pessoas que admiro – e, na realidade, ao que me lembre este nervosismo só havia ocorrido uma vez: quando visitei o escritório de Martin Scorsese em 2007. Desta vez, foi pior. Ansioso além do razoável, percebi …

EbertFest ao vivo na web

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 4 comentários

Todos os eventos e debates do EbertFest poderão ser acompanhados ao vivo clicando aqui. Participarei de dois deles: o primeiro será nesta quinta-feira, de 12h30 às 13h45 (horário de Brasília), e o tema é “Perspectivas Internacionais da Crítica de Cinema”; o segundo ocorrerá no sábado e será um bate-papo após a sessão do filme Live, Above All envolvendo o diretor, o produtor e o protagonista do projeto (horário previsto para início da conversa: 17h40, horário de Brasília).

EbertFest #01

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 25 comentários

(Caso ainda não tenha conferido, as cinco últimas críticas do Festival de Tribeca estão no post anterior a este.) O brasileiro adora reclamar do Brasil – algo que já discuti neste post ao abordar a experiência de voltar de Los Angeles. Mas a verdade é que, em muitos aspectos, nosso país nada deixa a desejar em relação ao padrão que estes mesmos brasileiros consideram como “ouro”, o dos norte-americanos, e em vários chegamos a ultrapassá-los (nosso sistema de saúde, as …

Festival de Tribeca 2011 #04

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 1 comente

Já estou em Champaign-Urbana, cidade que abriga a 13a. edição do Overlooked Film Festival (ou EbertFest), mas antes encerro a cobertura do Festival de Tribeca com comentários sobre os cinco últimos filmes aos quais assisti durante o evento (infelizmente, cobri apenas 5 dias de Tribeca, mas pretendo expandir a cobertura em 2012): 10)    Jesus Henry Christ (Idem, EUA, 2011). Dirigido por Dennis Lee. Com: Jason Spevack, Toni Collette, Michael Sheen, Samantha Weinstein, Frank Moore. O diretor Dennis Lee sonha em …

Festival de Tribeca 2011 #03

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 1 comente

Direto ao assunto: 7)    Treatment (Idem, EUA, 2011). Dirigido por Sean Nelson e Steven Schardt. Com: Joshua Leonard, Sean Nelson, Ross Partridge, Jessica Makinson, Chris Caniglia, John Hodgman, Robyn Hitchcock. Julgando-se claramente mais inteligente do que é na verdade (não muito), Treatment é mais um subexemplar do subgênero “indie mumblecore” que, inspirado por John Cassavetes (mas sem uma molécula de seu talento), busca extrair charme do improviso absoluto, substituindo diálogos bem construídos por murmúrios muitas vezes incompreensíveis (daí o termo …

Festival de Tribeca 2011 #02

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 2 comentários

Correria absurda aqui. 4)    Fleurs du Mal ou Flowers of Evil (Fleurs du mal, França, 2010). Dirigido por David Dusa. Com: Rachid Youcef, Alice Belaïdi. Antes da Internet se tornar uma presença dominante no mundo moderno, o processo de aproximação entre dois estranhos era gradual, permitindo que estes se conhecessem apenas à medida que conversavam e abriam seus respectivos universos um ao outro. Isto, claro, é passado: hoje, ao se interessar por alguém, o procedimento padrão é correr ao Google, …

Festival de Tribeca 2011 #01

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 20 comentários

Direto ao assunto: 1)    Apflickorna ou She Monkeys (Apflickorna, Suécia, 2011). Dirigido por Lisa Aschan. Com: Mathilda Paradeiser, Linda Molin, Isabella Lindquist, Sergej Merkusjev, Adam Lundgren, Kevin Caicedo Vega. As garotas vistas no sueco Apflickorna transformaram a auto-disciplina em uma quase obsessão. Já na primeira cena do filme, quando acompanhamos a jovem Emma (Paradeiser) treinando seu cão, percebemos a rigidez em seus movimentos e a determinação em manter o animal sob controle – um traço que parece tentar impingir também …

Críticas – 20/04/2011

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes | 18 comentários

A Garota da Capa Vermelha e Bróder!.

Críticas – 15/04/2011

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes | 13 comentários

Pânico 4, Sobre Homens e Deuses e Bebês.