Monthly Archives: agosto 2011

Monthly Archives: agosto 2011

1.000 alunos

postado em by Pablo Villaça 43 comentários

Quando iniciei o atual formato do curso, envolvendo uma carga de 15 horas de conteúdo encaixadas em apenas uma semana, não imaginava que apenas dois anos e meio depois estaria celebrando os mil alunos alcançados com o “Teoria, Linguagem e Crítica”. Mil alunos. Pra mim, chega a ser inacreditável. A ideia por trás do curso sempre foi não só a de compartilhar meu amor pela Sétima Arte, mas também de buscar levar um novo olhar sobre o Cinema e sobre a …

O Cão, o Gato e o Morricone

postado em by Pablo Villaça 8 comentários

Linkei isso no twitter, mas depois vi o vídeo mais  uma três ou quatro vezes e simplesmente tinha que publicá-lo aqui. Mas, por favor, visitem o blog Doutor Caligari, do meu aluno Vinicius Colares, onde encontrei esta pérola. Vocês  não se arrependerão.

Expressões de Busca – Agosto de 2011

postado em by Pablo Villaça 16 comentários

Expressões de busca atípicas que trouxeram leitores ao Cinema em Cena e a este blog em agosto: “mulheres trepando” (Não costumo incentivar, mas vá lá: aqui, aqui, aqui e aqui – esta última é minha favorita.) “ouvir trilha sonora” (Qualquer uma.) “fiumepono” (Sempre que acho não existirem mais variações de erros possíveis para “filme pornô”, encontro outra.) “treylers de musicas rok de 1970” (Para fazer algum comentário, eu teria que entender o que a pessoa tentou escrever. E não consegui.) sena …

Homens x Garotos

postado em by Pablo Villaça 15 comentários

Gosto de Leonardo DiCaprio. Sempre gostei. Desde Gilbert Grape, considero-o um ator talentoso e versátil – e nem mesmo a superexposição provocada por Titanic mudou minha opinião ao seu respeito. Até hoje, aliás, só me senti realmente desapontado por uma de suas performances: aquela vista em O Homem da Máscara de Ferro (atribuo os problemas de seu fraco personagem em Gangues de Nova York ao roteiro, nao ao intérprete). Porém, ao ler a notícia de que DiCaprio provavelmente interpretará o protagonista da refilmagem …

“Digno de Cinema Novo brasileiro”

postado em by Pablo Villaça 46 comentários

Comentário publicado por uma pessoa em resposta à minha crítica sobre Árvore da Vida: “Caí no conto do crítico de cinema. Acho que este foi o pior filme que já assistí na minha vida. Terrível, assombrosamente ruim, péssimo, horroroso, chato. Digno de “Cinema Novo” brasileiro, aliás nem Glauber Rocha é tão chato. A platéia toda saiu do cinema gritando e vaiando. E para consagração da ruindade, com aquelas legendas brancas, que em cenas com fundo branco, não se consegue ler …

Críticas – 27/08/2011

postado em by Pablo Villaça 1 comente

Planeta dos Macacos: A Origem.

Exausto – mas Ebert me entusiasma

postado em by Pablo Villaça 13 comentários

Os últimos quinze dias foram absurdamente exaustivos. Às vezes, tendo a esquecer que o dia tem apenas 24 horas e acumulo uma série de atividades e compromissos apenas para, no meio do processo, perceber que estou esgotado. Há algum tempo, o cineasta (e querido amigo) Helvécio Ratton me procurou perguntando se eu toparia escrever o pressbook de seu novo filme, o documentário O Mineiro e o Queijo – o mesmo trabalho que eu havia feito para seu belo Batismo de Sangue. …

Curso em Curitiba

postado em by Pablo Villaça 7 comentários

19 a 23 de setembro. Vagas limitadíssimas. Matrículas abertas. (Sim, o Teoria, Linguagem e Crítica.)

Críticas – 19/08/2011

postado em by Pablo Villaça 7 comentários

Lanterna Verde. (Esta semana e a próxima estão completamente tomadas pela pré-produção e pelas filmagens do meu próximo curta.)

O que realmente aconteceu

postado em by Pablo Villaça 116 comentários

(O leitor Filipe, que no twitter assina como @VozdoAlem, escreveu um post em seu blog no qual resume os principais acontecimentos da discussão que vem acarretando em QUATRO dias de ofensas via twitter, facebook e email. Fico feliz que ele tenha feito isso, pois eu não estou com cabeça nem paciência para fazê-lo. O assassinato de reputação promovido por Lola é tamanho que uma simples pesquisa no twitter revelará várias ocorrências de pessoas comentando estarem horrorizadas com minhas “declarações machistas” …