Monthly Archives: setembro 2011

Monthly Archives: setembro 2011

Mostra CineBH

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 9 comentários

Relato do leitor Gilvan Marçal sobre o primeiro dia da Mostra CineBH que, devo apontar, não me surpreende nem um pouco: “O primeiro dia da Mostra CineBH começou como era de se esperar – Bagunça. Uma grande fila para ver o esperado filme O Palhaço, de Selton Melo, e promessa de 400 lugares para os espectadores. Infelizmente, não devia ter nem 300 lugares. Muita gente ficou de fora e outras ficaram em pé. Programado para ser exibido as 20h30, o longa …

Ebert e eu

postado em by Pablo Villaça em Fotos, Variados, Viagens | 9 comentários

O post passado me fez lembrar desta foto – uma de minhas favoritas do EbertFest (embora o fotógrafo do evento tenha deformado todas as imagens da recepção ao estupidamente decidir usar uma grande angular “olho de peixe” para registrá-las): este é o momento exato no qual me encontrei com Ebert pela primeira vez e que descrevi neste post.

Sonho realizado

postado em by Pablo Villaça em Fotos, Variados, Viagens | 22 comentários

Como muitos devem saber, este ano fui honrado pela oportunidade de me tornar não apenas colaborador profissional do mestre, ídolo e inspiração Roger Ebert como também de estabelecer uma amizade com este que tanto moldou minha visão da crítica há mais de duas décadas, quando comecei a estudar a Sétima Arte. Pois bem: em maio, participei ao seu convite do EbertFest, em Illinois, chegando a participar de um debate sobre crítica internacional e outro com o diretor e a estrela …

Ninianas

postado em by Pablo Villaça em Luca & Nina | 2 comentários

Uma das coisas mais encantadoras nesta fase na qual Nina se encontra é testemunhar sua luta para compreender as conjugações dos verbos e aprender as variações das palavras cujos significados já conhece. Ontem, por exemplo, ao comentar que havia se divertido com uma coleguinha da escola, a pequena de três anos exclamou: – Ai, ai. Eu “risei” muito na escola! Mais tarde, quando ouviu Luca cantando uma música, a baixinha protestou: – Luca, a “cantadora” sou eu! Mas nada se …

As roupas de Kay Corleone – parte II

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Cinema em seu máximo | 11 comentários

Depois de rever a Parte III da trilogia O Poderoso Chefão, complemento agora a análise dos figurinos usados por Kay Corleone (Diane Keaton) ao longo dos filmes de Francis Ford Coppola. (Sugiro que leiam antes a parte I clicando aqui.) Se as roupas de Kay nos dois primeiros filmes da série empregavam os tons laranja/vermelho com o intuito de ressaltarem a vitalidade e a alegria perdidas pela personagem graças ao envolvimento com a família Corleone, a lógica adotada por Coppola e pela …

Light News

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Videocast | 5 comentários

Minha participação no programa Transamerica Light, em Curitiba, apresentado por Maria Rafart e Marden Machado:

Jornalismo porco

postado em by Pablo Villaça em Série Jornalistas | 22 comentários

Eis que chego de viagem de Curitiba e recebo email do leitor (e aluno) Rodrigo Araújo contendo um pdf de uma matéria publicada neste domingo no Jornal do Commercio. O assunto: dublagem.  Assinado por um tal Ernesto de Barros (que, em certo momento do texto, tasca um “expectador” na cara do leitor), o artigo inclui a seguinte passagem: “Há menos de um mês, o editor do site Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), Pablo Villaça, publicou no seu blog pessoal um post …

Curso – 32a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça em Curso | 3 comentários

  Durante o curso em Curitiba, um dos alunos, o comentarista de Cinema Marden Machado, lembrou uma piada que ouvira num show de stand-up na cidade e durante a qual o comediante dizia que, ao assistir a O Sexto Sentido, imediatamente matou a charada do filme ao perceber que ninguém conversava com o personagem de Bruce Willis. A justificativa: “Ou ele estava morto ou em Curitiba”. O fato é que, de fato, as turmas da capital paranaense costumam ser mais …

As roupas de Kay Corleone

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Cinema em seu máximo | 24 comentários

Passei a tarde de sábado dentro do cinema. Mais especificamente, na sala Humberto Mauro, em BH, assistindo a uma sessão dupla das duas primeiras partes de O Poderoso Chefão. (Queria muito poder ir na terça, quando os três serão exibidos, mas estarei em Curitiba.) Como muitos de vocês já sabem, todo ano assisto à trilogia pelo menos uma vez (normalmente, mais de uma) – e sempre numa sessão contínua, um atrás do outro. Nos últimos tempos, notei que começo a …

Entrevista com Meryl Streep. Em 1977.

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 4 comentários

Não gosto de publicar “vídeos” do YouTube que na verdade se resumem apenas a áudio com uma imagem estática, mas… não pude resistir a isto e entenderão a razão. A entrevista abaixo foi concedida por Meryl Streep a uma rádio em 1977, antes de ela estrear no Cinema num papel menor em Júlia. Ela estava prestes a protagonizar seu primeiro espetáculo na Broadway depois de ter feito sucesso em peças Off-Broadway – isto apenas dois anos de ter se formado …