Monthly Archives: setembro 2011

Monthly Archives: setembro 2011

Mostra CineBH

postado em by Pablo Villaça 9 comentários

Relato do leitor Gilvan Marçal sobre o primeiro dia da Mostra CineBH que, devo apontar, não me surpreende nem um pouco: “O primeiro dia da Mostra CineBH começou como era de se esperar – Bagunça. Uma grande fila para ver o esperado filme O Palhaço, de Selton Melo, e promessa de 400 lugares para os espectadores. Infelizmente, não devia ter nem 300 lugares. Muita gente ficou de fora e outras ficaram em pé. Programado para ser exibido as 20h30, o longa …

Ebert e eu

postado em by Pablo Villaça 9 comentários

O post passado me fez lembrar desta foto – uma de minhas favoritas do EbertFest (embora o fotógrafo do evento tenha deformado todas as imagens da recepção ao estupidamente decidir usar uma grande angular “olho de peixe” para registrá-las): este é o momento exato no qual me encontrei com Ebert pela primeira vez e que descrevi neste post.

Sonho realizado

postado em by Pablo Villaça 22 comentários

Como muitos devem saber, este ano fui honrado pela oportunidade de me tornar não apenas colaborador profissional do mestre, ídolo e inspiração Roger Ebert como também de estabelecer uma amizade com este que tanto moldou minha visão da crítica há mais de duas décadas, quando comecei a estudar a Sétima Arte. Pois bem: em maio, participei ao seu convite do EbertFest, em Illinois, chegando a participar de um debate sobre crítica internacional e outro com o diretor e a estrela …

Ninianas

postado em by Pablo Villaça 2 comentários

Uma das coisas mais encantadoras nesta fase na qual Nina se encontra é testemunhar sua luta para compreender as conjugações dos verbos e aprender as variações das palavras cujos significados já conhece. Ontem, por exemplo, ao comentar que havia se divertido com uma coleguinha da escola, a pequena de três anos exclamou: – Ai, ai. Eu “risei” muito na escola! Mais tarde, quando ouviu Luca cantando uma música, a baixinha protestou: – Luca, a “cantadora” sou eu! Mas nada se …

As roupas de Kay Corleone – parte II

postado em by Pablo Villaça 11 comentários

Depois de rever a Parte III da trilogia O Poderoso Chefão, complemento agora a análise dos figurinos usados por Kay Corleone (Diane Keaton) ao longo dos filmes de Francis Ford Coppola. (Sugiro que leiam antes a parte I clicando aqui.) Se as roupas de Kay nos dois primeiros filmes da série empregavam os tons laranja/vermelho com o intuito de ressaltarem a vitalidade e a alegria perdidas pela personagem graças ao envolvimento com a família Corleone, a lógica adotada por Coppola e pela …

Light News

postado em by Pablo Villaça 5 comentários

Minha participação no programa Transamerica Light, em Curitiba, apresentado por Maria Rafart e Marden Machado:

Jornalismo porco

postado em by Pablo Villaça 22 comentários

Eis que chego de viagem de Curitiba e recebo email do leitor (e aluno) Rodrigo Araújo contendo um pdf de uma matéria publicada neste domingo no Jornal do Commercio. O assunto: dublagem.  Assinado por um tal Ernesto de Barros (que, em certo momento do texto, tasca um “expectador” na cara do leitor), o artigo inclui a seguinte passagem: “Há menos de um mês, o editor do site Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), Pablo Villaça, publicou no seu blog pessoal um post …

Curso – 32a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça 3 comentários

  Durante o curso em Curitiba, um dos alunos, o comentarista de Cinema Marden Machado, lembrou uma piada que ouvira num show de stand-up na cidade e durante a qual o comediante dizia que, ao assistir a O Sexto Sentido, imediatamente matou a charada do filme ao perceber que ninguém conversava com o personagem de Bruce Willis. A justificativa: “Ou ele estava morto ou em Curitiba”. O fato é que, de fato, as turmas da capital paranaense costumam ser mais …

As roupas de Kay Corleone

postado em by Pablo Villaça 24 comentários

Passei a tarde de sábado dentro do cinema. Mais especificamente, na sala Humberto Mauro, em BH, assistindo a uma sessão dupla das duas primeiras partes de O Poderoso Chefão. (Queria muito poder ir na terça, quando os três serão exibidos, mas estarei em Curitiba.) Como muitos de vocês já sabem, todo ano assisto à trilogia pelo menos uma vez (normalmente, mais de uma) – e sempre numa sessão contínua, um atrás do outro. Nos últimos tempos, notei que começo a …

Entrevista com Meryl Streep. Em 1977.

postado em by Pablo Villaça 4 comentários

Não gosto de publicar “vídeos” do YouTube que na verdade se resumem apenas a áudio com uma imagem estática, mas… não pude resistir a isto e entenderão a razão. A entrevista abaixo foi concedida por Meryl Streep a uma rádio em 1977, antes de ela estrear no Cinema num papel menor em Júlia. Ela estava prestes a protagonizar seu primeiro espetáculo na Broadway depois de ter feito sucesso em peças Off-Broadway – isto apenas dois anos de ter se formado …