Monthly Archives: outubro 2011

Monthly Archives: outubro 2011

Mostra de São Paulo – Dia 08

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraços ao aluno Leonardo, que já encontrei várias vezes durante a Mostra (aliás, “aS MostraS”, já que ele obviamente leva sua cinefilia a sério). Por outro lado, o anti-abraço de hoje vai novamente para o Arteplex Frei Caneca. Apesar da iniciativa do gerente geral Marcos Tunes de me mandar um email se desculpando pelo funcionário que me provocou, o despreparo da equipe daquele cinema ao lidar com o público tornou-se óbvio mais uma vez durante a sessão de Cut: depois …

Mostra de São Paulo – Dia 07

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 1 comente

Abraços ao aluno Jardel, que encontrei no Arteplex. Anti-abraços ao funcionário do Arteplex Frei Caneca que me provocou gratuitamente na entrada de uma das sessões depois de ter lido meu post sobre sua atitude durante a confusão envolvendo Habemus Papam – uma provocação que levou a um rápido bate boca que só encerrei, dando as costas ao sujeito, depois que me dei conta do ridículo da situação. Por outro lado, parabéns ao gerente geral do cinema, Marcos Tunes, que me …

Mostra de São Paulo – Dia 06

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 1 comente

Abraços aos alunos Márcio (que fez o curso em Fortaleza) e Charles, que encontrei ontem na correria da Mostra. E…  23) Las Acacias (Idem, Argentina, 2011). Dirigido por Pablo Giorgelli. Com: Germán de Silva, Hebe Duarte, Nayra Calle Mamani. Filme de estreia do roteirista e diretor Pablo Giorgelli, Las Acacias é o longa que os irmãos Dardenne falharam em trazer para a Mostra este ano. Construído basicamente através da observação do comportamento de seus três personagens principais em planos nos …

Mostra de São Paulo – Dia 05

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraços à aluna Michelle, que me cumprimentou no Arteplex, e ao leitor que mexeu comigo na Augusta sem me dar tempo de perguntar seu nome. (E quando digo “mexeu” e “Augusta”, não pensem bobagem!) Ao trabalho: 18) Tatsumi (Idem, Cingapura, 2011). Dirigido por Eric Khoo. Selecionado por Cingapura para representar o país no Oscar 2012, Tatsumi é uma curiosa biografia animada do desenhista de mangá Yoshihiro Tatsumi que, ao interessar-se por histórias mais sombrias e voltadas para o público adulto, …

Mostra de São Paulo – Dia 04

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraços ao aluno Paulo e aos leitores Allan e Bruno, que gentilmente me cumprimentaram no intervalo entre as sessões. E ao trabalho: 13) Respirar (Atmen, Áustria, 2011). Dirigido por Karl Markovics. Com: Thomas Schubert, Karin Lischka, Gerhard  Liebmann, Georg Friedrich, Stefan Matousch. Respirar marca aos menos duas promissoras estreias: depois de atuar como dublê em quatro projetos, o jovem Thomas Schubert surge aqui como um ator intenso e capaz de carregar praticamente sozinho um longa metragem, ao passo que Karl …

Mostra de São Paulo – Dia 03

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 4 comentários

Em função da desorganização desta Mostra (ler post anterior), consegui ver apenas três filmes no meu terceiro dia de evento – então vamos a eles: 10) Oslo, 31 de Agosto (Oslo, 31. august, Noruega, 2011). Dirigido por Joachim Trier. Com: Anders Danielsen Lie, Malin Crepin, Aksel M. Thanke. Tornou-se um ritual anual, entre os cinéfilos brasileiros, reclamar da seleção feita pela comissão montada pelo Ministério da Cultura para definir o filme que nos representará na corrida ao Oscar nos meses …

Mostra de São Paulo – Caos e Desorganização

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 7 comentários

A 35a. edição da Mostra de São Paulo tem sido marcada pelo caos absoluto. Para antigos frequentadores como eu, não é novidade ser surpreendido por algumas mudanças de programação ocasionais ou mesmo pela saída de algum filme da grade, mas o que vem ocorrendo este ano é inédito, já que estas mudanças e quedas tem sido anunciadas muitas vezes no dia das sessões, o que jamais ocorria antes. Assim, tem sido comum ver pessoas chegando aos cinemas apenas para descobrir …

Mostra de São Paulo – Dia 02

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 1 comente

Abraço grande aos leitores e alunos que me cumprimentaram na imensa fila para O Garoto da Bicicleta. Como digo sempre, é um prazer constante conhecer leitores e reencontrar alunos – algo que me reenergiza na correria de eventos como o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo. Mas ao trabalho: 05) Projeto Nim (Project Nim, Inglaterra/EUA, 2011). Dirigido por James Marsh. O cineasta britânico James Marsh parece ter descoberto na década de 70 uma fonte maravilhosa de histórias …

Mostra de São Paulo – Dia 01

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 2 comentários

Pela primeira vez em quase dez anos, cheguei à Mostra depois de seu início. Porém, eu não podia vir para o evento diretamente do Rio sem antes passar em BH para um rápido respiro ao lado dos filhotes – algo que, estou certo, vocês compreenderão. Dito isso, inicio os trabalhos da Mostra mandando um abraço para o leitor (e colega de profissão) Alexandre, que encontrei na fila do Arteplex, e para o colega Celso Sabadin, que generosamente me encaminhou informações …

Festival do Rio 2011 – Dias 12, 13 e 14

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes, Premiações e eventos | 2 comentários

Concluo aqui a cobertura do Festival do Rio 2011. Foram 53 longas assistidos e criticados, resultando num arquivo DOC com 30.121 palavras ao longo de 53 páginas. Passo a me concentrar agora na Mostra de São Paulo.   46) A Árvore do Amor (Shan zha shu zhi lian, China, 2010). Dirigido por Zhang Yimou. Com: Zhou Dongyu, Shawn Dou, Xi Meijuan, Li Xuejian, Chen Taisheng.       Crítica no site. (5 estrelas em 5)   47) A Fada  (La fée, Bélgica, …