Monthly Archives: janeiro 2012

Monthly Archives: janeiro 2012

A trilha sonora dos irmãos Coen

postado em by Pablo Villaça 2 comentários

Ao lado de Scorsese, Paul Thomas Anderson e Tarantino, poucos cineastas contemporâneos sabem empregar tão bem canções já estabelecidas em seus filmes como Joel e Ethan Coen: Ajuste Final: Arizona Nunca Mais: O Grande Lebowski: Outra de O Grande Lebowski: E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?: E Um Homem Sério (clique aqui, pois desabilitaram a incorporação no YouTube).

Coringa sem força (Filme Dublado, Não! #03)

postado em by Pablo Villaça 31 comentários

Sugestão do leitor Fernando Sette:

Um veterano

postado em by Pablo Villaça 24 comentários

Eu me lembro de quando comecei a escrever sobre cinema. Estávamos em 1994 e, depois de assistir a Instinto Selvagem, senti o impulso de tentar discutir os temas do filme (sexualidade, força feminina, misoginia, o sexo exposto de Sharon Stone) em um breve texto para consumo próprio. Na realidade, eu já devorava textos sobre linguagem e teoria cinematográficas desde os 14 anos, mas jamais pensara em transformar aquela paixão em profissão – e desde que vira Tempo de Despertar eu tinha …

As coxinhas de Léo Burguês

postado em by Pablo Villaça 7 comentários

Não tem jeito: o PSDB, seja de qual estado for, gosta mesmo de resolver seus problemas na base do cala-a-boca, da censura e da paulada. Como bem alertado por meu querido amigo (e produtor fodaço) Guilherme Fiúza Zenha, o vereador Léo Burguês, que recentemente defendeu aumento absurdo do próprio salário, gastou 62 mil reais de sua verba indenizatória (dinheiro público) comprando lanches na empresa da própria madrastra, como comprova matéria de Aline Labbate. Este, porém, é só o começo da …

Captain Birth (Filme Dublado, Não! #02)

postado em by Pablo Villaça 28 comentários

Indicação de @cinemaedebate, o vídeo abaixo comprova que a dublagem realmente não faz diferença. Update: E para quem costuma afirmar que nossa dublagem é uma das “melhores do mundo”, é interessante notar que nossos dubladores podem até ser bons, mas os técnicos de som de nossos estúdios de dublagem têm muito o que aprender, já que, embora existam e possam ser observados no vídeo abaixo (já que são inevitáveis), os problemas de mixagem na versão dublada de Tropa de Elite nem …

Críticas – 27/01/2012

postado em by Pablo Villaça 1 comente

Os Descendentes, Precisamos Falar sobre o Kevin, Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres e J. Edgar.

O Poderoso Mun-ha, o de vida eterna (Filme Dublado, Não!)

postado em by Pablo Villaça 20 comentários

É, de fato a dublagem não afeta em nada o filme. Não mutila a obra, não altera a mixagem, não compromete as performances… nada. Ver Brando e Bonasera falando com as vozes de Mun-ha e Alf é como o filme nasceu para ser visto. Mesma coisa. Mesmíssima. Exatamente. Igualzinho. (No primeiro vídeo, salte para 5 minutos e 24 segundos para ver exatamente o trecho retratado no segundo.)

Filme Dublado Não

postado em by Pablo Villaça 13 comentários

Seguindo as hashtags Hitchcock Aborrecido, Filmes com uma Letra a Mais, Terror de Stephenie Meyer, Superprodução sem Verba, Descreva Seu Pênis com um Filme e Filme de Terror Inofensivo, iniciei a campanha “Filme Dublado Não” no twitter com os dois exemplos: “LIBERDAAAAAAAAAAAAAAADEEE!” – Coração Valente dublado “Francamente, querida, tô nem aí!” – … E o Vento Levou dublado “Isso é ESPARTAAAAAAAAAAAAAA!!!!” – 300 dublado. A partir daí, os leitores que me acompanham no Twitter assumiram a brincadeira e o resultado você …

Carinho de um aluno – um ano depois

postado em by Pablo Villaça 1 comente

O aluno, leitor e cinéfilo dedicado Tiago Barreiro está me deixando mal acostumado: ano passado, me enviou de Los Angeles, onde atualmente reside, um pacote com a primeira temporada de Community e presentes para Luca e Nina. Hoje, quase um ano depois, recebo outro pacote com a segunda temporada da minha série favorita e… com mais presentes para meus filhotes, além de outro cartão postal carinhoso. Como não amar meus leitores? Muito obrigado pelo gesto tão adorável, Tiago. E saiba que …

Os Artistas celebram

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

Não acho que o Oscar seja atestado de qualidade, mas não sou tolo a ponto de negar que seja um prêmio importante. Assim, sempre que leio a declaração de um indicado dizendo que estava “dormindo” no momento do anúncio ou que estava “fazendo ginástica”, tendo sido avisado por amigos e parentes, não posso deixar de sentir um pouco de desprezo pela tentativa óbvia de soar blasé diante do que certamente é um ponto alto em sua carreira (a não ser que …