Monthly Archives: fevereiro 2012

Monthly Archives: fevereiro 2012

George Clooney sobre o casamento homossexual

postado em by Pablo Villaça em Discussões | 20 comentários

“Todas as vezes em que ficamos contra a igualdade (de direitos), estivemos do lado errado da História. É o mesmo tipo de argumento que eles usaram quando não queriam negros no exército ou o casamento entre negros e brancos. Um dia, a luta pelo casamento homossexual soará tão arcaica quanto George Wallace parado à frente da Universidade do Alabama e tentando impedir James Hood de frequentar as aulas porque era negro. As pessoas ficarão embaraçadas de terem ficado do lado …

Videocast Oscar 2012

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos, Videocast | 38 comentários

Para quem perdeu o videocast do Oscar 2012, abaixo estão os vídeos da cobertura. Ao todo, mais de dez mil pessoas assistiram ao vivo, o que me deixou feliz, claro. Espero que tenham curtido. [more]

Corra, Tom Cruise, Corra!

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 8 comentários

Em minha crítica de Missão: Impossível 3, escrevi: “Tom Cruise confere a Ethan Hunt a mesma energia insana com que encarnou os heróis de longas como A Firma, Guerra dos Mundos, Minority Report e os dois primeiros Missão: Impossível: quando corre, o ator parece estar realmente determinado a vencer uma disputa dos cem metros rasos”. Já na de Missão: Impossível 4, comentei: “(…) o ator mal parece estar à beira dos 50 anos de idade, mantendo a mesma corrida intensa e desesperada …

Conversão para 3D: a nova colorização

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Curso, Discussões | 21 comentários

Não, não assisti a Star Wars: A Ameaça Fantasma em 3D e não pretendo fazê-lo. Em primeiro lugar, já não gosto tanto assim do filme para justificar uma revisita; em segundo, não vejo sentido em voltar ao cinema para assistir a uma versão inferior à original em técnica e linguagem. Sim, “inferior”. Assim como as versões colorizadas de obras em preto-e-branco representavam um atentado artístico ao alterarem a fotografia cuidadosamente planejada dos originais, a conversão de longas tradicionais para o 3D …

She Loves You – versão Strangelove. E um bônus.

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 1 comente

Peter Sellers recita a letra de “She Loves You” com a caracterização vocal do Dr. Strangelove: Se curtiu, confira também Peter Sellers recitando a letra de “A Hard Day’s Night” – desta vez, como Laurence Olivier. Em Richard III.

Dia dos Namorados (lá fora)

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 1 comente

Como hoje é Dia dos Namorados lá fora,  que tal homenagearmos a data com supercuts divertidos?  Vários personagens de filmes diferentes cantam “Everything I Do” (ao estilo de “Hello“, já linkado aqui): Declarações de amor cinematográficas: Beijos do Cinema:

Histórias Cruzadas: O Musical

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Vídeos | 10 comentários

Que as pessoas levem a sério um filme sobre a questão racial nos anos 50 que traz uma quase adolescente branca como sua heroína é algo que já me espanta; que dêem créditos a uma imbecilidade repleta de caricaturas, estereótipos e que tem como principal incidente narrativo uma torta de… (enfim) já beira a insanidade. O desejo de demonstrar a própria alma liberal e despojada de preconceitos é algo tão grande em Hollywood que não hesitam em aplaudir um filme …

A situação na Bahia

postado em by Pablo Villaça em Política | 89 comentários

A greve faz parte das ferramentas democráticas de pressão trabalhista. É um recurso extremo, claro, mas legítimo. E também é fato que os policiais brasileiros historicamente recebem mal em uma profissão que exige muito – e mesmo que estejamos falando de uma categoria imprescindível para o bom funcionamento da sociedade, negar a eles o direito de greve é absurdo. O ideal, obviamente, é que um acordo seja alcançado através de negociações, mas impedi-los de usar um recurso tradicional do sindicalismo …

Democracia é mais do que uma simples questão de gosto

postado em by Pablo Villaça em Discussões, Política | 28 comentários

Não gosto de Rafinha Bastos. Não como pessoa, pois não o conheço (embora, pelo estilo de suas piadas, tampouco queira conhecer), mas como humorista. Considero-o dono de um humor óbvio, juvenil (no pior sentido) e que aposta no simples choque para provocar o riso – e escrevi sobre isso há algum tempo neste post. Assim, vê-lo sem espaço na televisão, confesso, me agradou. Não por um sentimento cínico de “revanche”, mas porque é sempre bom ver alguém medíocre perdendo espaço …

Cinema não é Literatura

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Livros | 43 comentários

Sempre que um novo filme da série (não, não é “saga”) Crepúsculo entra em cartaz, as fãs da subescritora Stephenie Meyer protestam contra as críticas negativas afirmando que “bastaria ler o livro” para compreender melhor a riqueza dos filmes. Não que o argumento “não gostou do filme porque não leu o livro” seja exclusividade das crepusculetes, mas é inevitável constatar a frequência com que esta “defesa” é usada pelas inconformadas garotas. Ora, o que elas parecem não entender é que Cinema …