Monthly Archives: julho 2012

Monthly Archives: julho 2012

Onde Deus estava durante o tiroteio em Aurora?

postado em by Pablo Villaça em Discussões, religião | 221 comentários

Depois que um pastor publicou um texto explicando “onde Deus estava” durante o tiroteio no cinema em Aurora (basicamente, ele diz que Deus nos deu o “livre arbítrio” – a não ser quando ele decide intervir por algum motivo que jamais compreenderemos), um leitor publicou uma resposta nos comentários que traduzirei aqui. Como de hábito, sintam-se livres para reproduzir a tradução abaixo (mas um link para o blog seria gentil). “Caros cristãos, aqui é Deus. Decidi tirar um tempo para …

Momentos com as crianças

postado em by Pablo Villaça em Luca & Nina | 13 comentários

Nina, revoltada porque Luca pediu que ela diminuísse o volume da tevê, manifesta sua raiva mordendo o irmão. Imediatamente a coloco de castigo, o que, claro, a leva a me chamar de “Idiota!” e a me olhar com ódio profundo. Alguns minutos depois, me aproximo e pergunto se está mais calma. Chorando, ainda chateada por estar sendo punida, ela acena com a cabecinha e sento ao seu lado para conversarmos. Explico que não se deve agredir ninguém, que assim ela …

Breaking Bad S05E03

postado em by Pablo Villaça em Séries de tevê | 12 comentários

(Spoilers will knock on your door.) Até que demorou para que Breaking Bad incluísse uma cena de Scarface em um episódio, mas isso era inevitável – afinal, Walter White está muito próximo de se tornar o Tony Montana do Novo México. O bacana, no entanto, é que em vez de funcionar como um reflexo da transformação do protagonista, a cena em questão foi usada por Vince Gilligan como um choque de realidade para Skyler, que enxergou, ali, a destruição inevitável que o …

A voz de Bane (ou Filme Dublado, Não! #07)

postado em by Pablo Villaça em Discussões, Não ao dublado | 123 comentários

Em matéria publicada no site Entertainment Weekly, Tom Hardy discute a cuidadosa composição vocal de seu personagem em O Cavaleiro das Trevas Ressurge – e que é completamente descartada na versão dublada. “Para interpretar Bane, uma força constante e deliberadamente maligna de vontade e da mente, o ator britânico quis desenvolver uma voz distinta que evocasse (ainda que tangencialmente) a erudição do personagem dos quadrinhos e sua herança étnica (Bane vem de um país fictício no Caribe). Hardy procurou um som condizente …

O General e a Lua

postado em by Pablo Villaça em Variados | 8 comentários

Amavam-se intensamente, mas em fusos diferentes. Não fusos geográficos, mas emocionais. Embora o querer existisse desde o primeiro instante, havia impedimentos. Havia distâncias – cronológicas, sentimentais e familiares. Ele a queria e ela sabia disso (ou deveria saber), mas o toque constante do telefone do General a torturava. Quando ele seria apenas dela? Quando se desvencilharia de suas obrigações militares e a carregaria para seu lar como a esposa que ela merecia ser? Choraram juntos entre lençóis buscando a solução. …

Videocast: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (SEM SPOILERS)

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Videocast | 71 comentários

Breaking Bad S05E02

postado em by Pablo Villaça em Séries de tevê | 14 comentários

(Se não querem ler spoilers… “get out of my territory!“) Walter White pode ser o protagonista de Breaking Bad, mas “Madrigal”, segundo episódio desta quinta temporada, elevou o fascinante Mike Ehrmantraut ao posto temporário de astro da narrativa. Praticamente relegando Walt e Jesse a duas ou três (ótimas) cenas, o episódio buscou lidar com as consequências da morte de Gus Fring e da queda de seu império no que diz respeito ao seu velho “chefe de segurança” – o que ofereceu …

Pessoas, não números

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano | 51 comentários

(Tirei alguns dias para lidar com algumas questões pessoais, mas, ao ler sobre o tiroteio no Colorado, senti a necessidade de dizer algo. Post publicado, volto a me ausentar.) Sei que será a segunda vez consecutiva que cito minha mãe neste blog, mas não posso evitar, já que assim que li a primeira notícia sobre “12 mortos em cinema no Colorado” imediatamente fiz o que mamãe me ensinou a fazer ainda na adolescência: substituí o número por pessoas. Lembro-me perfeitamente …

Penitência masculina

postado em by Pablo Villaça em Discussões | 92 comentários

Eu não sou um feminista. Sempre achei que fosse. Fui criado por uma mulher forte e de caráter nobre que, viúva aos 27 anos e com dois filhos pequenos para criar, conseguiu não apenas ser uma mãe sempre presente como se desdobrou para nos dar uma vida confortável. Mais do que isso, mamãe (e, sim, a chamo de “mamãe” até hoje) nos ensinou a sempre pensar no outro, a considerar o sentimento alheio antes de qualquer coisa. Aliás, ela também …

A cultura do hype

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Discussões | 58 comentários

Marshall Fine é um homem jurado de morte. Odiado por centenas de fanáticos fundamentalistas, ele tomou a corajosa decisão de arriscar a própria vida ao cometer um ato de insanidade: criticar publicamente um item aparentemente sagrado para milhares de pessoas. Em instantes, sua cabeça era pedida pelos adoradores ultrajados, que não hesitaram nem mesmo em ameaçá-lo diante de todos com surras que o levariam ao coma e mesmo ao óbito. Pouco depois, o site no qual Fine publicara sua missiva …