Monthly Archives: julho 2012

Monthly Archives: julho 2012

Onde Deus estava durante o tiroteio em Aurora?

postado em by Pablo Villaça 221 comentários

Depois que um pastor publicou um texto explicando “onde Deus estava” durante o tiroteio no cinema em Aurora (basicamente, ele diz que Deus nos deu o “livre arbítrio” – a não ser quando ele decide intervir por algum motivo que jamais compreenderemos), um leitor publicou uma resposta nos comentários que traduzirei aqui. Como de hábito, sintam-se livres para reproduzir a tradução abaixo (mas um link para o blog seria gentil). “Caros cristãos, aqui é Deus. Decidi tirar um tempo para …

Momentos com as crianças

postado em by Pablo Villaça 13 comentários

Nina, revoltada porque Luca pediu que ela diminuísse o volume da tevê, manifesta sua raiva mordendo o irmão. Imediatamente a coloco de castigo, o que, claro, a leva a me chamar de “Idiota!” e a me olhar com ódio profundo. Alguns minutos depois, me aproximo e pergunto se está mais calma. Chorando, ainda chateada por estar sendo punida, ela acena com a cabecinha e sento ao seu lado para conversarmos. Explico que não se deve agredir ninguém, que assim ela …

Breaking Bad S05E03

postado em by Pablo Villaça 12 comentários

(Spoilers will knock on your door.) Até que demorou para que Breaking Bad incluísse uma cena de Scarface em um episódio, mas isso era inevitável – afinal, Walter White está muito próximo de se tornar o Tony Montana do Novo México. O bacana, no entanto, é que em vez de funcionar como um reflexo da transformação do protagonista, a cena em questão foi usada por Vince Gilligan como um choque de realidade para Skyler, que enxergou, ali, a destruição inevitável que o …

A voz de Bane (ou Filme Dublado, Não! #07)

postado em by Pablo Villaça 123 comentários

Em matéria publicada no site Entertainment Weekly, Tom Hardy discute a cuidadosa composição vocal de seu personagem em O Cavaleiro das Trevas Ressurge – e que é completamente descartada na versão dublada. “Para interpretar Bane, uma força constante e deliberadamente maligna de vontade e da mente, o ator britânico quis desenvolver uma voz distinta que evocasse (ainda que tangencialmente) a erudição do personagem dos quadrinhos e sua herança étnica (Bane vem de um país fictício no Caribe). Hardy procurou um som condizente …

O General e a Lua

postado em by Pablo Villaça 8 comentários

Amavam-se intensamente, mas em fusos diferentes. Não fusos geográficos, mas emocionais. Embora o querer existisse desde o primeiro instante, havia impedimentos. Havia distâncias – cronológicas, sentimentais e familiares. Ele a queria e ela sabia disso (ou deveria saber), mas o toque constante do telefone do General a torturava. Quando ele seria apenas dela? Quando se desvencilharia de suas obrigações militares e a carregaria para seu lar como a esposa que ela merecia ser? Choraram juntos entre lençóis buscando a solução. …

Videocast: Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge (SEM SPOILERS)

postado em by Pablo Villaça 71 comentários

Breaking Bad S05E02

postado em by Pablo Villaça 14 comentários

(Se não querem ler spoilers… “get out of my territory!“) Walter White pode ser o protagonista de Breaking Bad, mas “Madrigal”, segundo episódio desta quinta temporada, elevou o fascinante Mike Ehrmantraut ao posto temporário de astro da narrativa. Praticamente relegando Walt e Jesse a duas ou três (ótimas) cenas, o episódio buscou lidar com as consequências da morte de Gus Fring e da queda de seu império no que diz respeito ao seu velho “chefe de segurança” – o que ofereceu …

Pessoas, não números

postado em by Pablo Villaça 51 comentários

(Tirei alguns dias para lidar com algumas questões pessoais, mas, ao ler sobre o tiroteio no Colorado, senti a necessidade de dizer algo. Post publicado, volto a me ausentar.) Sei que será a segunda vez consecutiva que cito minha mãe neste blog, mas não posso evitar, já que assim que li a primeira notícia sobre “12 mortos em cinema no Colorado” imediatamente fiz o que mamãe me ensinou a fazer ainda na adolescência: substituí o número por pessoas. Lembro-me perfeitamente …

Penitência masculina

postado em by Pablo Villaça 92 comentários

Eu não sou um feminista. Sempre achei que fosse. Fui criado por uma mulher forte e de caráter nobre que, viúva aos 27 anos e com dois filhos pequenos para criar, conseguiu não apenas ser uma mãe sempre presente como se desdobrou para nos dar uma vida confortável. Mais do que isso, mamãe (e, sim, a chamo de “mamãe” até hoje) nos ensinou a sempre pensar no outro, a considerar o sentimento alheio antes de qualquer coisa. Aliás, ela também …

A cultura do hype

postado em by Pablo Villaça 58 comentários

Marshall Fine é um homem jurado de morte. Odiado por centenas de fanáticos fundamentalistas, ele tomou a corajosa decisão de arriscar a própria vida ao cometer um ato de insanidade: criticar publicamente um item aparentemente sagrado para milhares de pessoas. Em instantes, sua cabeça era pedida pelos adoradores ultrajados, que não hesitaram nem mesmo em ameaçá-lo diante de todos com surras que o levariam ao coma e mesmo ao óbito. Pouco depois, o site no qual Fine publicara sua missiva …