Monthly Archives: agosto 2012

Monthly Archives: agosto 2012

Breaking Bad S05E07

postado em by Pablo Villaça 28 comentários

(Spoilers, scumbag. It’s the universal symbol for spoilers.) Foi bom conhecê-lo, Mike Ehrmantraut – e isto é uma surpresa quando constatamos que você era um assassino profissional, um homem capaz de eliminar um ser humano sem pensar duas vezes sobre o assunto, mesmo que se tratasse de uma mulher cuja filha encontrava-se no aposento ao lado (e se não a matou neste caso específico, foi por julgar que ela poderia ser uma vantagem estratégica e financeira). Sempre que você surgia …

Se certos filmes tivessem uma fonte horrível

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

(via Fernanda Ferrairo)

Curso – 43a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça 15 comentários

Curioso: mesma cidade, mesmo espaço, apenas uma semana depois. E a nota do curso saltou de 4,37 para 4,51. Considerando que nesta edição mais recente houve um feriado no meio da semana e que mesmo assim a sala ficou cheia em pleno recesso, acho que o segredo reside em destruir o descanso dos alunos. Pensarei nisso para a próxima edição. Por falar em próxima edição, esta é a primeira vez em 2012 que não há um novo curso agendado. Talvez …

Breaking Bad S05E06

postado em by Pablo Villaça 5 comentários

Infelizmente, esta semana não poderei me debruçar com o cuidado habitual sobre o episódio de Breaking Bad. Aponto apenas que foi um excelente momento da série, estabelecendo de forma crível os conflitos que levarão ao desfecho violento antecipado pelo flash-forward do início da temporada. Além disso, foi interessante ver Jesse interagindo com Skyler e perceber como Walter realmente não dá mais a mínima para as aparências ou para os sentimentos da esposa. É agora um homem mesquinho, cruel, vingativo, triste e… …

Breaking Bad S05E05

postado em by Pablo Villaça 21 comentários

(Aqui tem spoilers, BI-ATCH!) Walter White não pensa mais como um gênio da Química, como um homem da razão, mas como um traficante barato. Sim, se alguém apontar o caminho, ele retoma o pensamento lógico, mas seu impulso agora o leva constantemente à direção da violência. Neste quinto episódio da quinta temporada, ele inicialmente não só concorda em executar Lydia, mas eventualmente indica até mesmo estar disposto a matar dois homens inocentes a fim de concretizar o roubo do trem …

Curso – 42a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça 8 comentários

Há mais de um ano eu não ministrava o curso em minha amada cidade natal (amada apesar do prefeito atual) – e há um elemento de familiaridade que, real ou imaginado, sempre me domina quando dou aula em Belo Horizonte, já que no mínimo não fico me policiando para não usar palavras como “arreda”, “sô”, “uai” e outras que, confesso, fazem parte do meu vocabulário cotidiano. Não é que eu goste mais de dar aula em BH; é apenas mais… natural, …

Curso – 41a. Edição – Balanço

postado em by Pablo Villaça 5 comentários

Uau, julho foi realmente um mês caótico. Tão caótico que só me lembrei de que não havia publicado o balanço do curso em Salvador quando os alunos começaram a questionar se eu não iria publicar a foto da turma. Aliás, uma turma tipicamente baiana: alegre, participativa e simpática ao extremo. Apaixonante, eu diria. Pena que a sala não fez jus, prejudicando não só a experiência, mas também a nota final (damn!). Mas vamos ao balanço e à explicação habitual: como …

Quem eu era, quem eu sou

postado em by Pablo Villaça 34 comentários

Uma das coisas lindas que a Arte proporciona é a auto reflexão. Às vezes, estamos assistindo a um filme, lendo um livro, analisando uma pintura e bum!, voltamos no tempo e reavaliamos nossas ações, lembramos de velhos amigos ou simplesmente constatamos que o tempo passou. Isso aconteceu comigo esta madrugada enquanto assistia ao novo episódio da melhor série da atualidade, Louie, criada, escrita, montada e dirigida pelo comediante Louis C.K. (sim, a considero melhor que Breaking Bad). Em certo momento, ao ligar …

Breaking Bad S05E04

postado em by Pablo Villaça 24 comentários

(DINGDINGDINGDINGSPOILERSPOILERSPOILERDINGDINGDING) Walter White é um canalha. Um bandido. Em algum momento nos últimos doze meses, ele foi de herói a anti-herói a vilão. Antes pai amoroso e marido dedicado, sua cordialidade familiar agora vem acompanhada de uma atmosfera de falsidade inquestionável: quando ri e brinca com o filho, parece estar apenas se entregando a um simulacro do antigo Walt – e sua relação com Skyler já não é mais de companheiro, mas carcereiro. Assim, não é surpresa que desde o …

Que a humanidade se defina pelo que tem de melhor

postado em by Pablo Villaça 55 comentários

Hoje pousamos um caminhão em Marte. Vou repetir isso, pois parece uma sentença saída de uma obra de ficção científica: hoje, 6 de agosto de 2012, enviamos um equipamento exploratório do tamanho de um caminhão a outro planeta, pousando com precisão absoluta para que conseguisse já enviar imagens da superfície marciana imediatamente. “Curiosidade” é o nome da nave, que custou 2,6 bilhões de dólares e conseguirá não só registrar tudo através de fotos e vídeos, mas também é capaz de …