Monthly Archives: setembro 2012

Monthly Archives: setembro 2012

Herzog no metrô do Rio

postado em by Pablo Villaça 12 comentários

Hoje peguei o metrô no Rio no horário de pico. Despreparado para o que aconteceria, vi surpreso uma multidão correndo desesperada para dentro dos vagões em busca dos poucos bancos disponíveis. Fiquei com uma vontade irresistível de colocar algumas câmeras capazes de gravar imagens em centenas de frames por segundo para capturar a corrida por um lugar para sentar. Posso imaginar perfeitamente a cena: de dentro do vagão vazio, vemos as portas se abrindo lentamente e as pessoas, em câmera …

O deputado e o ursinho

postado em by Pablo Villaça 75 comentários

Tornou-se clichê usar o belo poema de Eduardo Alves da Costa, escrito como desabafo libertário diante da ditadura militar, mas é inevitável pensar neste trecho de “No Caminho com Maiakóvski” diante de certas manifestações de autoritarismo cultural que vêm acontecendo no Brasil com frequência cada vez mais alarmante: “Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não …

Sonho americano

postado em by Pablo Villaça 11 comentários

Uma das coisas que me chocaram no breve tempo em que morei em Los Angeles foi constatar que aquelas pessoas que ficam vestidas como personagens do Cinema na Hollywood Boulevard são basicamente mendigos glorificados. Passando os dias e as noites andando de um lado para o outro na região do Grauman’s Chinese Theater, elas se derretem sob o sol da Califórnia enfiadas em suas fantasias que, melhor ou pior concebidas, são ao mesmo tempo um símbolo do sonho de serem …

Tempo de pergunta

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

Luca observa a transferência de dados de um CD para o HD e começa a ficar incomodado com a tela que registra o tempo estimado: – Faltavam 12 minutos. Depois, 19 minutos. Agora, 27 minutos e 30 segundos. Que coisa maluca. Ele fica em silêncio. Depois de alguns segundos, do nada, pergunta: – Quem inventou o tempo, papai? – Hein? – Esse negócio de medir o tempo. Quem inventou? Cacetada. Ser pai é ouvir uma pergunta dessas sem qualquer aviso …

Orgulhosa efemeridade

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

Olhe-se no espelho. Sim, agora. Concentre-se nos seus olhos. Agora sorria para si mesmo. Estou certo de que, tenha você 18 ou 60 anos, reconheceu ali um pouco de quem foi anos atrás. E também de que percebeu o quanto mudou em pouco tempo. Somos uma raça de vida breve. Se usamos a expressão “anos de cachorro” para transmitir o conceito de uma existência acelerada na proporção de 7 para 1, qualquer árvore, pedra ou grão de areia poderia conceber, se …

A Foxlha quer Lacerda em BH

postado em by Pablo Villaça 31 comentários

Eu nem vou acrescentar nada à discussão. Normalmente, não posto links no blog sem comentá-los de alguma maneira, mas… desta vez, não julgo ser necessário: a imagem já grita por si mesma. Para resumir: no dia 31 de agosto, Lula voltou aos palanques ao apoiar publicamente a eleição de Patrus em Belo Horizonte (uma mudança que considero fundamental, já que o higienista Márcio Lacerda é um dos piores prefeitos que esta cidade já enfrentou). No dia seguinte, sábado, a Foxlha …

As 100 Melhores Ameaças do Cinema

postado em by Pablo Villaça 10 comentários

Tenho um fraco terrível por supercuts.  

Cenas em Detalhes #06 – Onde os Fracos Não Tem Vez

postado em by Pablo Villaça 27 comentários

O prazer das pequenas coisas do cotidiano

postado em by Pablo Villaça 5 comentários

Meu breve retorno ao teatro

postado em by Pablo Villaça 12 comentários

Muitos de vocês provavelmente não saibam disso (mesmo os que me acompanham há algum tempo), mas sou ator profissional. Aposentado, digamos, mas com registro no SATED e na carteira de trabalho. Comecei nos palcos aos 14 anos e me mantive ativo no teatro até os 25 anos, quando uma série de fatores pessoais me levaram a um desencantamento progressivo com a atividade e a abandonei. Até então, vinha me envolvendo cada vez mais com a profissão, chegando a ganhar um …