Monthly Archives: janeiro 2013

Monthly Archives: janeiro 2013

A (falta de) gravidade do amor

postado em by Pablo Villaça em Cinema em seu máximo, Vídeos | 3 comentários

Graças ao crítico Matt Zoller Seitz, lembrei-me hoje de Núpcias Reais, filme dirigido por Stanley Donen e estrelado por Fred Astaire em 1951. Não é um de meus musicais favoritos (aliás, nem chega perto), mas traz duas ou três sequências memoráveis – sendo a principal delas, claro, a dança de Astaire pelas paredes de um quarto (empregando a mesma técnica, diga-se de passagem, que A Origem usaria quase 60 anos depois). Linda pela coreografia inspirada do dançarino (que exibe uma energia incrível …

Feliz

postado em by Pablo Villaça em Críticas | 7 comentários

Sempre amei o Cinema, mas nem sempre o respeitei. Criança e pré-adolescente, encarava a Sétima Arte como passatempo, diversão. Achava absurdo que alguém pudesse pensar Cinema. E aí, um dia, ganhei um livro de Pauline Kael e minha maneira de enxergar os filmes começou a mudar. Pouco depois, conheci Roger Ebert, o crítico mais famoso dos Estados Unidos (e um escritor fabuloso), e passei a devorar seus textos. Percebi que poderia aproveitar ainda mais o que via nas telonas; divertir-me, claro, mas …

O Som ao Redor

postado em by Pablo Villaça em Críticas | 1 comente

Texto que escrevi sobre o filme.

Ateu, não anti-Deus

postado em by Pablo Villaça em religião | 251 comentários

Eu não acredito em Deus. Já acreditei. Muito. Nunca tive religião, mas considerava Deus um chapa. Eu não rezava, mas conversava com ele. Sentia conforto em pensar que ele me ouvia (não usarei as maiúsculas reverentes obrigatórias a não ser ao grafar seu nome). Tinha rituais. Aos poucos, percebi que minha crença não era fruto de minha própria fé, mas de um condicionamento que começara na primeira infância através de vários “Deus te abençoe”, “se Deus quiser”, “Deus me livre”, …

Promessas

postado em by Pablo Villaça em Variados | 22 comentários

LUÍSA ERA UMA MÃE ADORÁVEL. Aos 55 anos, vivia pelos dois filhos, Márcio e Camila, desde que decidira abandonar a profissão de administradora de empresas para se dedicar a uma atividade que julgava infinitamente mais nobre: acompanhar de perto o crescimento de seus pequenos. Durante os últimos 25 anos, desde que Márcio nascera, ela estabelecera uma rotina centrada nos filhos, estudando, brincando, passeando e estimulando a imaginação das crianças. Às vezes, claro, imaginava como sua trajetória teria sido caso jamais …

Microconto verídico

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano | 1 comente

Toca o interfone. Atendo. “Poderia falar com o homem da casa, por favor?” Fico intimidado. E, envergonhado, respondo: “Ele não está.”

Novas críticas

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Novos filmes | 10 comentários

O Mestre, A Viagem e A Caverna dos Sonhos Perdidos. (Já leram as de Django Livre e Amor?) Update: Lincoln.

Flertando através da música

postado em by Pablo Villaça em Música do dia, Vídeos | 9 comentários

Hum… algo mudou, não? E não necessariamente para a melhor. Ou talvez eu esteja ficando velho. (Considerando que usei o verbo “flertar” no título deste post, é mais do que provável.)

Led Zeppelin então e agora

postado em by Pablo Villaça em Música do dia, Vídeos | 11 comentários

Envelhecer é um processo duro, claro (vide Amor), mas também belo. E recompensador. Quando penso na maneira como eu via o mundo há 20 anos, em como interpretava o universo ao meu redor, e em como o faço hoje, sinto-me feliz e grato pela compreensão trazida pelo tempo. E estou certo de que daqui a outros 20 anos, caso ainda esteja por aqui, lembrarei de minha visão de mundo aos 38 anos e darei um sorriso complacente por perceber como ainda …

Cenas em Detalhes #10: Um Corpo que Cai

postado em by Pablo Villaça em Cenas em detalhe, Cinema em seu máximo, Clássicos, Videocast | 4 comentários