Monthly Archives: abril 2013

Monthly Archives: abril 2013

Participações no Ebertfest

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 6 comentários

Aos interessados, minhas participações no Ebertfest 2013 podem ser conferidas online no site do evento clicando aqui. Para assistir ao momento em que entreguei a Chaz as mensagens dos leitores sobre Roger, clique no vídeo “Kumare Introduction”. Já os outros dois são “The Art of the Video Essay: How to Speak Through Movies” e “Blancanieves Q&A”. Espero que gostem.

Ebertfest 2013

postado em by Pablo Villaça em Premiações e eventos | 3 comentários

Champaign-Urbana se tornou uma espécie de lar para a família que formei ao longo dos últimos três anos. Chegar à pequena cidade (duas, na realidade – mas a fronteira entre ambas é indiscernível) que abrigou a gênese da carreira de Roger Ebert é sentir-me em casa. Já conheço suas ruas, seus prédios, seu clima frio de abril. Já bati papo com seu prefeito, já compareci a três festas na casa do presidente da Universidade de Illinois, já fui a outras …

De costas para a câmera

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 6 comentários

Supercut.

Religião

postado em by Pablo Villaça em religião, Vídeos | 14 comentários

Eu não conhecia o comediante australiano Tim Minchin – e agradeço ao leitor Bruno Tenembaum por ter me enviado links para o seu trabalho hoje. Gostei particularmente deste monólogo sobre religião (infelizmente, não há legendas em português):

Eu não temo a morte

postado em by Pablo Villaça em Variados | 11 comentários

Lidar com a morte de Roger tem sido um processo… complexo. Ao mesmo tempo em que tento me desconectar e pensar em tudo que ele deixou para trás, em seu maravilhoso legado, acabo me deparando com textos, vídeos, emails e posts produzidos por meu mestre e amigo e não consigo evitar um sentimento profundo de perda, de desperdício. Lendo os emails enviados por sua adorável Chaz nos últimos dois dias, percebo o sofrimento desta mulher magnífica e só posso imaginar …

O Vazio que Fere

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Variados | 10 comentários

A morte é um espaço subitamente vazio em nosso cotidiano. De um momento para outro, os itens mais prosaicos ganham contornos míticos: uma poltrona que costumava oferecer descanso às pernas de quem partiu assume a característica de um trono vacante; a pasta que carregava se torna um símbolo de sua vida; o celular agora abandonado, um catálogo de memórias, relacionamentos e compromissos para sempre adiados. Solitário, o quarto se converte num museu, num santuário: ali a pessoa amada deitava-se todas …

Roger Ebert (1942-2013)

postado em by Pablo Villaça em Variados | 53 comentários

Roger Ebert está morto. Roger. Rog, como assinava seus emails particulares e como passei a me dirigir a ele depois de um tempo necessário para me ajustar à realidade de que estava conversando com meu ídolo. Ah, Rog. Assim que soube de sua partida, minha mente me levou instantaneamente a uma manhã de abril de 2012 que permanece de forma inequívoca como uma das memórias mais significativas de minha vida. O Ebertfest havia chegado ao fim e eu havia decidido …

Roger

postado em by Pablo Villaça em Variados | 4 comentários

Meu mentor, ídolo e amigo Roger Ebert está (re)iniciando sua batalha contra o câncer. Roger foi (e é) instrumental em minha trajetória profissional. Ter me tornado seu amigo é uma de minhas maiores conquistas. Devo a ele um mundo, devo a ele o olhar que move minha paixão pelo Cinema, devo a ele oportunidades inigualáveis como operário das palavras. Graças também ao espírito agregador de Roger, hoje tenho amigos queridos ao redor do mundo – e os conflitos entre as …