Monthly Archives: junho 2013

Monthly Archives: junho 2013

Em 1943, a Disney deu uma olhada 70 anos adiante

postado em by Pablo Villaça em Política, Vídeos | 20 comentários

A raposa publica jornais diários, revistas semanais e apresenta telejornal em horário nobre. (Lembrança de Christian Heit)

O Nômade

postado em by Pablo Villaça em Variados | 16 comentários

Amor é geografia. Sempre soubera disso. Casais se encontram, se conhecem, se formam, se amam. Declaram-se almas gêmeas. E, no entanto, seus destinos se cruzaram não em função de uma grande artimanha do Destino, mas do simples fato de viverem na mesma cidade, de trabalharem na mesma repartição, de frequentarem o mesmo bar ou de estudarem na mesma faculdade. Claro que a Internet de certa forma linkou amores, mas ainda assim a distância física frequentemente destrói sentimentos construídos virtualmente, secando-os …

Porrada!

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | Comente  

Supercut de lutas cinematográficas. (Via Platy, no Twitter)

John Goodman Loses His Shit

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | Comente  

Supercut.

Forma e Estilo – 6a. Edição – Curitiba

postado em by Pablo Villaça em Curso | 5 comentários

As turmas de Curitiba talvez sejam as mais parecidas com Apollonia, minha gata: ficam distantes, parecendo me olhar à distância, até que eventualmente saltam sobre a mesa e roubam a comid… Não, perdi o controle da analogia. O que quero dizer é que os alunos de Curitiba tendem a ser introspectivos, mas quando resolvem se soltar, são difíceis de segurar. Basta dizer que me mantiveram na rua, depois do fim do curso, praticamente até o momento em que tive que …

E daqui, para onde vamos?

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Política | 435 comentários

Hoje participei da manifestação que ocorreu em Belo Horizonte e sinto-me à vontade para dizer algo: Geraldo Alckmin conseguiu o que queria e entrou para a História do Brasil. Não como sonhava entrar, mas seu nome já está garantido ao menos como nota de rodapé nos livros didáticos. Explico: até a noite de quinta-feira, 13 de junho, o movimento que ocorria pontualmente ao redor do Brasil em protesto ao aumento das passagens de ônibus era algo relativamente difuso, sem muito …

São Paulo, 13 de junho de 2013

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Discussões, Política | 82 comentários

“Aquela noite escura teve estrelas: as estrelas humanas, as lâmpadas do povo.” – “Dito no Pacaembu”, Pablo Neruda De acordo com a Veja, “ação rigorosa da PM impediu depredação da Paulista”. Seu principal articulista, Reinaldo Azevedo, chamou manifestantes de “vagabundos“. Mais cedo, um editorial do Estado de São Paulo pedia que os PMs dessem “um basta” na ação dos “baderneiros”. Já a Superinteressante, outra publicação da Abril, atribuía a culpa da violência… à presidenta Dilma. Todos diminuíam a responsabilidade do …

O estado assustador do Jornalismo

postado em by Pablo Villaça em Discussões, Série Jornalistas | 23 comentários

A experiência é simples: entre no UOL, um dos principais portais de notícia do país, e clique nas matérias em destaque neste momento. Provavelmente, encontrará vários erros gramaticais, estruturais, estilísticos, informações desencontradas e perceberá, também, que boa parte dos textos foi construída sem que o jornalista deixasse a redação para apurar o que estava relatando, limitando-se a repetir informações de outras agências (incluindo erros grosseiros de tradução) ou – pior – reproduzindo “colaborações dos internautas”. Isto para não citar a …

Arrested Development e a Linguagem Audiovisual nos Tempos da Internet

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Discussões, Séries de tevê | 2 comentários

(O texto abaixo não traz spoilers importantes da quarta temporada de Arrested Development.) Em meu curso de Forma e Estilo Cinematográficos, discuto como a variação na mídia acaba levando a um ajuste da linguagem das obras. Durante a década de 70, por exemplo, a proliferação de multiplexes nos Estados Unidos levou a uma diminuição inevitável no tamanho das telas, o que, por sua vez, obrigou os cineastas a investirem menos em planos gerais, mais abertos, e a apostarem em quadros mais …

Games no Cinema

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 1 comente

Supercut que traz games no Cinema.