Monthly Archives: setembro 2013

Monthly Archives: setembro 2013

Festival do Rio #01

postado em by Pablo Villaça Comente  

1) Um Time Show de Bola (Metegol, Argentina, 2013). Dirigido por Juan José Campanella. Com as vozes de David Masajnik, Lucía Maciel, Diego Ramos, Juan José Campanella, Pablo Rago, Fabián Gianola, Horacio Fontova, Coco Sily. Leia a crítica completa no site. (2 estrelas em 5) 2) Night Moves (Idem, EUA, 2013). Dirigido por Kelly Reichardt. Com: Jesse Einseberg, Dakota Fanning, Peter Sarsgaard, Alia Shawkat, Clara Mamet. Kelly Reichardt é uma diretora cuja abordagem direta e minimalista já rendeu ao menos …

Breaking Bad – Final

postado em by Pablo Villaça 33 comentários

Estou no meio do festival do Rio e não quero escrever sobre o final de Breaking Bad de qualquer maneira. Farei isso quando o evento chegar ao fim. Mas quis deixar aqui quatro imagens entre as muitas que me chamaram especial atenção no episódio (e que trazem spoilers): 

Baking Bad

postado em by Pablo Villaça 18 comentários

“Eu me contradigo? Muito bem, então me contradigo (Sou vasto, contenho multidões).” Ele sorriu para si mesmo, fechou o livro e o colocou sobre o pequeno reservatório de água localizado atrás do vaso sanitário. Walt Whitman permaneceria seu poeta favorito até o fim da vida, sabia – e, de maneira tola e adolescente, sentia-se orgulhoso por dividir com ele as iniciais de seu nome: W.W.. Saiu do banheiro e respirou fundo. O império que construíra corria agora um imenso risco …

Breaking Bad S05E15

postado em by Pablo Villaça 38 comentários

(Cof-cof! SpoileCOF-COF! Spoile…COF-COF!) Walter White é um canalha. Um sociopata. Um homem que deixou seu orgulho destruir todos que o cercavam. E que está pagando um preço alto por isso. Escrito e dirigido por Peter Gould, este penúltimo episódio da série teve, como principal função, preencher a lacuna entre a fuga de Walt e o momento no qual o reencontramos como Sr. Lambert enquanto compra armamento pesado, visita sua velha e dilapidada casa e recupera a ricina há muito ali …

A Chave

postado em by Pablo Villaça 7 comentários

Ouviu os três bipes do micro-ondas e levantou-se da cadeira de plástico que compunha o conjunto com a mesa de sua minúscula e escura cozinha. Sentindo-se exausto depois de praticamente três noites em claro, abriu a porta do aparelho e retirou o copo de café requentado que, esperava, o manteria desperto por mais algum tempo. Não podia dormir. Não ainda. Sabia que estavam esperando por isso. Levou o copo à boca, mas interrompeu o gesto ao perceber algo curioso dentro …

A atração dos vilões

postado em by Pablo Villaça 68 comentários

Em meu mais recente post sobre Breaking Bad, comentei o caráter destrutivo do protagonista da série, sua crueldade inigualável (o que ele diz para Jesse no deserto ultrapassa o limite do doentio) e o fato de que seu único legado será a dor que provocou em todos que o cercavam. Por outro lado, é claro que o considero um personagem fascinante – caso contrário, não teria assistido às cinco temporadas do projeto de Vince Gilligan e não me dedicaria a comentar e …

Breaking Bad S05E14

postado em by Pablo Villaça 91 comentários

(Não há piadinhas no início deste post, pois… seria desrespeitoso. Curioso e absurdo, eu sei, mas realmente sinto isso. Bom… spoilers.) “E no pedestal estão estas palavras: “Meu nome é Ozymandias, Rei dos Reis; Vejam minhas obras, poderosos, e desesperem!”  Nada mais resta. Em volta, só a decadência Dessa colossal destruição, crua e sem limites Apenas solitária areia por toda parte.“ – P.B. Shelley Nada resta a Walter White a não ser o ódio, o desejo de vingança e a …

Breaking Bad S05E13

postado em by Pablo Villaça 41 comentários

(Better Call Spoilers.) Espero que Michelle MacLaren, uma das melhores diretoras de Breaking Bad (se não a melhor), estreie logo no Cinema. A construção da tensão nos minutos finais deste episódio comprova não só a precisão da linguagem audiovisual da realizadora, mas também a principal virtude da série como um todo, que demonstra compreender algo que boa parte dos filmes hoje ignora: o fato de que só nos importaremos realmente com uma sequência de ação e seus resultados se nos importarmos com os …

A falácia do politicamente incorreto

postado em by Pablo Villaça 178 comentários

Quando se trata de humor, considero-me um sujeito relativamente experiente. Como já escrevi anteriormente, tenho um bom conhecimento sobre o stand-up, sua história e seus principais expoentes e já li bastante sobre o tema. Além disso, quem acompanha meus textos ou já teve aula comigo sabe que sou até mesmo capaz de provocar um riso ou outro quando a ocasião se apresenta – e nem sempre através de um humor limpinho ou “politicamente correto”. Não ganho a vida fazendo comédia, …

Despertar

postado em by Pablo Villaça 4 comentários

Sentiu primeiro a pressão na pele. Tudo encontrava-se escuro, mas a sensação das várias pontadas simultâneas sobre seu corpo parecia esforçar-se para despertá-lo. Em vão: perdeu novamente a consciência. Mais uma vez as gotas o acordaram. Percebia agora, mesmo que vaga e confusamente, que água caía sobre ele. O som à sua volta parecia distante, bem como sua capacidade de compreender o que ocorria. Tentou abrir os olhos, mas as pálpebras pareciam pesar toneladas. Vislumbrou rapidamente alguma luz, mas não …