Monthly Archives: outubro 2013

Monthly Archives: outubro 2013

Gravidade

postado em by Pablo Villaça em Vídeos | 10 comentários

Em homenagem a Gravidade… supercut sobre efeito da gravidade.

Festival do Rio #12

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 6 comentários

Foram 57 filmes vistos e comentados neste espaço ao longo de 14 dias, resultando em 29.031 palavras escritas e um cansaço descomunal. Mas espero que tenham apreciado, pois em uma semana tudo recomeçará na Mostra de São Paulo, embora eu não possa prometer que irei conseguir escrever sobre todos os longas aos quais assistir durante o evento. Tentarei, porém. Vamos aos três últimos títulos: 55) The Green Inferno (Idem, EUA, 2013). Dirigido por Eli Roth. Com: Lorenza Izzo, Ariel Levy, …

Festival do Rio #11

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraços para o sr. Urina por não ter comparecido a nenhuma das sessões nas quais eu me encontrava hoje – embora eu tenha sido informado de que ele aprontou um pequeno escândalo em função do cancelamento de uma sessão e, claro, emporcalhou o chão do Vivo Gávea. Mas vamos aos filmes: 51) Mapa (Idem, Espanha, 2012). Dirigido por León Siminiani. Mapa é um documentário fascinante: iniciado pelo espanhol León Siminiani como uma busca terapêutica para superar o fim de um …

Festival do Rio #10

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 4 comentários

Abraço carinhoso aos leitores Fernanda e Fábio, que foram tão gentis comigo num dos intervalos do dia. Aproveito para explicar que os textos hoje estão mais curtos por motivos de exaustão absoluta. Mal aê. 46) Yema (Idem, Argélia, 2012). Dirigido por Djamila Sahraoui. Com: Djamila Sahraoui, Samir Yahia, Ali Zarif. Escrito, dirigido e protagonizado por Djamila Sahraoui, Yema (“Mãe”) tem início de maneira simples e impactante ao trazer a personagem-título percorrendo um longo caminho em silêncio enquanto puxa uma esteira. …

Festival do Rio #09

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 2 comentários

Hoje não fui cumprimentado por ninguém entre as sessões. Estou perdendo o carisma, pelo visto. Já os filmes foram excelentes: 42) Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo (Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolismo, Romênia, 2013). Dirigido por Corneliu Porumboiu. Com: Bogdan Dumitrache, Diana Avramut, Mihaela Sirbu, Alexandru Papadopol. Meu saudoso mestre, ídolo e amigo Roger Ebert costumava dizer que o que importa não é “sobre o que é um filme, mas sim como o filme é …

Festival do Rio #08

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 1 comente

Abraços aos alunos Gabriel, Tiago e Fárlei, que gentilmente me cumprimentaram nos intervalos da programação. E ‘bora trabalhar: 38) O Conhecido Desconhecido: A Era Donald Rumsfeld (The Unknown Known, EUA, 2013). Dirigido por Errol Morris. Ao escrever sobre Procedimento Operacional Padrão, há cinco anos, elogiei a abordagem do cineasta Errol Morris ao avaliar o papel das câmeras e da possibilidade de registro fotográfico no escândalo das torturas em Abu Ghraib, mas lamentei o fato de que, no processo, o documentarista …

Festival do Rio #07

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 3 comentários

Abraço ao aluno Luca, que me cumprimentou na saída de uma das sessões do dia, e um beijo especial à jovem leitora Ully, que me deixou comovido com seu carinho antes da sessão de Only Lovers Left Alive. Mas vamos aos filmes: 33) Joe (Idem, EUA, 2013). Dirigido por David Gordon Green. Com: Nicolas Cage, Tye Sheridan, Gary Poulter, Erin Elizabeth Reed. Filme profundamente triste e povoado por personagens sem qualquer esperança no futuro, Joe é ancorado não só por uma …

Festival do Rio #06

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraço ao aluno Thiago, que veio me cumprimentar durante um dos intervalos. Quanto aos filmes vistos… 29) Layla Fourie (Idem, Alemanha/África do Sul, 2013). Dirigido por Pia Marais. Com: Rayna Campbell, August Diehl, Rapule Hendricks, Terry Norton. Indecisa entre a vontade desenvolver um tema sócio-político e a necessidade auto-imposta de criar um thriller, a diretora Pia Marais realiza, em Layla Fourie, um filme que falha nos dois aspectos – e, considerando a forte metade inicial da projeção, isto é uma …

Festival do Rio #05

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | Comente  

Abraços ao casal de leitores Jarbas e Aline e também ao Igor, que vieram me cumprimentar durante os intervalos entre as sessões. E: 25) A Imagem que Falta (L’image manquante, Camboja, 2013). Dirigido por Rithy Panh. Em abril de 1975, quando o Khmer Vermelho de Pol Pot tomou o controle do Camboja, o cineasta Rithy Pahn tinha 13 anos de idade. Subitamente, sua vida foi radicalmente alterada: com o projeto de “reeducação” implantado no Kampuchea Democrático (como o regime se …

Festival do Rio #04

postado em by Pablo Villaça em Críticas, Premiações e eventos | 2 comentários

Abraços aos leitores Lincoln e Cássia, que vieram me cumprimentar entre os intervalos das sessões (e também ao meu amigo Francisco Russo e sua esposa). E vamos trabalhar (de novo: não tive tempo de revisar os textos. Espero que perdoem erros eventuais.): 19) A Gatinha Esquisita (Das merkwürdige Kätzchen, Alemanha, 2013). Dirigido por Ramon Zürcher. Com: Jenny Schily, Anjorka Strechel, Mia Kasalo, Luk Pfaff, Matthias Dittmer. Longa de estreia do alemão Ramon Zürcher, A Gatinha Esquisita é um belo exercício …