Monthly Archives: janeiro 2014

Monthly Archives: janeiro 2014

“Hiroshima, Meu Amor”, meu amor

postado em by Pablo Villaça em Cenas em detalhe, Cinema em seu máximo, Clássicos | 4 comentários

Revi hoje, depois de muitos anos, o lindo Hiroshima, Meu Amor, longa de estreia de Alan Resnais. Trata-se de um filme absurdamente influente e no qual o cineasta emprega vários dos recursos de montagem vanguardistas que usara em seus trabalhos em curta e média-metragem – especialmente Noite e Neblina (aliás, uso cenas de ambos em meu curso de Forma e Estilo Cinematográficos – não à toa, na aula sobre Montagem). A arte da montagem, diga-se de passagem, é ilustrada de maneira brilhante …

Um presente para os leitores

postado em by Pablo Villaça em Livros | 21 comentários

Jerry Lewis não marcou o Cinema apenas graças à sua parceria com Dean Martin, às suas dezenas de comédias e ao teleton anual que criou e comandou por anos para angariar fundos para a pesquisa sobre distrofia muscular. Não. Além de tudo isso, Lewis também foi um cineasta talentoso que, entre outras coisas, contribuiu imensamente para o Cinema criando uma ferramenta que os diretores do mundo inteiro hoje consideram como algo fundamental em um set: o video-assist (ele se viu …

Dois casos ilustrativos sobre a dublagem

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Dublado | 46 comentários

Recebi um email sobre os bastidores da dublagem de Frozen que me irritou bastante. Não é a primeira vez que a Disney compromete totalmente o trabalho de adaptação de um de seus filmes para o português, claro – e o caso mais emblemático, para mim, permanece sendo o de Enrolados, um ótimo longa que foi simplesmente destruído pelo trabalho porquíssimo de Luciano Huck. Na época, aliás, uma das pessoas diretamente responsáveis pela versão em português me contou, durante um jantar (ou seja: não …

Curso em Aracaju

postado em by Pablo Villaça em Curso | 1 comente

Estarem na capital de Sergipe entre 10 e 14 de fevereiro com o curso de Teoria, Linguagem e Crítica. Será a primeira visita ao estado. Informações e matrículas clicando aqui!