Monthly Archives: maio 2014

Monthly Archives: maio 2014

A Importância da História (ou “Eu Lembro”)

postado em by Pablo Villaça 150 comentários

Em uma entrevista concedida há dois dias e cuja leitura recomendo fortemente, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, fez uma observação bastante interessante sobre a postura política de boa parte da população mais jovem: “Imagina um jovem de 18 anos hoje. Ele não sabe o que foi a era pré-Lula. Até mais. 25 anos. Uma pessoa de 25 anos hoje, tinha 12, 13, quando o Lula tomou posse. O que eles sabem? Quer dizer, se colocou um desafio muito …

Teoria, Linguagem e Crítica – 51a. Edição – João Pessoa

postado em by Pablo Villaça 3 comentários

Este ano, visitei duas capitais pela primeira vez com os cursos: Aracaju e João Pessoa. Por um lado, é sempre um prazer conhecer alunos de novas cidades; por outro, produzir um curso pela primeira vez em um local inédito é sempre complicado – algo que ficou patente em função do local que abrigou as aulas e que deixou muito a desejar. Aliás, não foi à toa que resultou na menor nota já dada ao local usado para o curso, numa avaliação com …

Videocast: O Problema do 3D no Cinema

postado em by Pablo Villaça 6 comentários

Cronologia de um Demagogo

postado em by Pablo Villaça 90 comentários

01/12/2011: Ronaldo aceita cargo no Comitê Organizador Local da Copa. 20/10/2011: Ronaldo celebra Copa 2014 no Itaquerão. 20/03/2012: Ronaldo: “A Copa do Mundo da FIFA é de todo o Brasil”. 10/10/2012: Ronaldo garante Brasil pronto pra receber a Copa 2014. 30/01/2013: Ronaldo pede para imprensa abraçar a Copa do Mundo. 05/11/2013: Ronaldo defende Copa de “protestos inventados” e enaltece progresso. 19/12/2013: Ronaldo minimiza desconfianças e vê Brasil acreditar no projeto da Copa 2014. 07/01/2014: Ronaldo diz que Copa está trazendo …

Teoria, Linguagem e Crítica – 50a. Edição – Rio de Janeiro

postado em by Pablo Villaça 3 comentários

A edição que ocorreu no Rio de Janeiro em maio atingiu dois números redondos que fazem qualquer vítima de Transtorno Obsessivo-Compulsivo celebrar: não só foi a 50a. vez que o Teoria, Linguagem e Crítica ocorreu como alcancei nada menos do que 1.800 alunos do “módulo 1” desde 2009, quando comecei a viajar com o curso (o “módulo 2”, ou Forma e Estilo Cinematográficos, já soma 672 alunos em apenas um ano de existência). Foi também uma edição animada, repleta de alunos participativos …

Louie e a Garota Gorda

postado em by Pablo Villaça 8 comentários

A Arte tem um potencial infinito. Pode divertir, emocionar, aterrorizar, levar à reflexão e à autocrítica. Tem a capacidade de, por um momento, levar um humano a se colocar na pele de outro. Permite que experimentemos o mundo a partir da visão de alguém que enxerga a realidade de forma completamente diversa à nossa. Pode provocar um sorriso doído através de uma piada que, mesmo divertida, traz em seu centro uma realidade que machuca. O contrário é possível, claro: há …

A Culpa é do PT?

postado em by Pablo Villaça 208 comentários

Este será um ano difícil. Anos eleitorais sempre são desgastantes para qualquer um que se importe com política, mas 2014 promete ser um período particularmente exaustivo. Considerando a virulência manifestada nas redes sociais por aqueles que se colocam contra o governo federal – e insisto em apontar que o tom e a agressividade dos argumentos por parte da esquerda nem chegam aos pés daqueles usados pela direita -, os próximos meses serão tomados por factóides, maniqueísmo midiático e baixarias. Que …