Monthly Archives: julho 2014

Monthly Archives: julho 2014

Retórica vazia, egoísmo completo

postado em by Pablo Villaça em Política | 30 comentários

Hoje, um ex-aluno e leitor veio dizer, no Twitter, que “não consegue confiar no governo federal” e que este “não fez nada em quatro anos que inspirasse confiança”. Pedi que fosse mais específico em suas críticas, já que é impossível esclarecer o que quer que seja quando alguém se entrega a generalizações. A resposta dele? “As jornadas de junho comprovam” e pronto. Suspiro. Pra piorar, mesmo não apresentando um único argumento que sustentasse sua posição, ele imediatamente disse que eu …

The Normal Heart e o mundo em 2014

postado em by Pablo Villaça em Filmes, filmes, filmes, religião | 6 comentários

Ontem, assisti a The Normal Heart, produção da HBO dirigida por Ryan Murphy e baseada na peça homônima de Larry Kramer. Infelizmente, é sintomático que um filme poderoso como este tenha sido produzido para a TV; Hollywood ainda se acovarda diante de temas como os tratados ali. Originalmente encenada em 1985, nos primeiros anos do pânico da AIDS, a peça foi oferecida a estúdios por mais de uma década sem que nenhum deles tivesse coragem de produzir uma versão para …

Olhando para Você

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Curso, Vídeos | 12 comentários

O olhar para a câmera nem sempre tem um só significado no Cinema. Basicamente, podemos dividir estes olhares em três grupos principais: 1) Câmera subjetiva: a câmera assume a posição de um personagem; seu olhar é o olhar de alguém. Assim, quando um indivíduo em cena a encara, está, na realidade, encarando um personagem que se encontra no mesmo espaço que ele. Há tipos de subjetividade diferentes (algo que discuto no A Arte do Filme), mas esta é a mais …

Autópsia de um Boato

postado em by Pablo Villaça em Política, Variados | 99 comentários

Durante os últimos meses, a CBF (Central de Boataria do Facebook) espalhou imagens e textos apócrifos afirmando que o Brasil comprara a Copa como maneira de manter o povo artificialmente feliz e, assim, beneficiar (claro) a presidente Dilma Rousseff. Eram boatos patéticos, obviamente fabricados por uma direita que vem se especializando cada vez mais em disseminar o ódio e a desinformação através de perfis como “TV Revolta” e de uma rede de comentaristas pagos (informação da Foxlha de São Paulo) …

A Taça Não é Nossa; a Copa, sim

postado em by Pablo Villaça em Política, Variados | 24 comentários

Difícil resistir a fazer um breve (mais ou menos) comentário sobre o jogo e suas absurdas repercussões. Em primeiro lugar, a reação de muitos no Facebook não foi de todo surpreendente, já que o perfil daquele espaço tende a ser mais conservador do que o do Twitter, por exemplo. Observo isso todos os dias: comentários idênticos feitos em um e outro são recebidos com apoio no Twitter e repúdio no Facebook e vice-versa. Não, o que me espanta, de fato, …

A Copa das Copas

postado em by Pablo Villaça em Variados | 2 comentários

Nesta Copa… … a Costa Rica, considerada como a seleção que iria apanhar de todos os demais integrantes de seu grupo (que incluía três campões mundiais), terminou em primeiro lugar da chave e eliminou Itália e Inglaterra. E já chegou às quartas-de-final. … a seleção de Camarões ameaçou não participar da competição caso não recebesse determinada quantia de sua federação. … Gana e Argélia ameaçaram não jogar caso não recebessem prêmio de suas federações, o que resultou em aviões chegando ao país …

Maratona Rob Schneider

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Twitter | 16 comentários

Já aviso que as próximas 5-6 horas trarão tweets sobre os filmes de Rob Schneider como parte da promessa que fiz de vê-los. Os links trazem capturas de tela relacionadas aos tweets. E… Play.  http://t.co/WsZkE7Golg Oh, boy. http://t.co/ZZTkid9nn4 Ok, eu ri do terceiro “thank you for last night”. Talvez não seja uma experiência tão ruim. Mas é claro que Schneider ainda não tinha aparecido. Aí Schneider apareceu e um golfinho mordeu o penis de um cara. Claro. Maravilha. Uma “piada” envolvendo …