Música do Dia #23 e Músicas do Oscar #2

Sou fã incondicional de Christopher Guest – e ficaria tremendamente feliz caso seus filmes fossem devidamente apresentados ao público brasileiro. Infelizmente, apenas seus esforços mais irregulares foram lançados comercialmente por aqui: Os Quase Heróis (com Matthew Perry e Chris Farley) e A Grande Comédia (com Kevin Bacon), ao passo que seus fabulosos mockumentaries são praticamente desconhecidos no país. Começando com This is Spinal Tap (que Rob Reiner dirigiu, mas que traz a marca inconfundível de Guest e seu parceiro Michael McKean, que estão em cena), o cineasta realizou uma maravilha após outra: Waiting for Guffman, Best in Show, A Mighty Wind e For Your Consideration – este último, o mais irregular, mas ainda assim bem divertido.
 
Uma das coisas que me encantam na abordagem de Guest, aliás, é a maneira com que ele e seu elenco mergulham no universo que buscam retratar – e no caso de A Mighty Wind, por exemplo, que gira em torno de uma apresentação de homenagem a antigas bandas folk/country, todas as músicas presentes no filme foram compostas pelo diretor ao lado de McKean, Eugeny Levy, Harry Shearer e outros integrantes do elenco. E o mais fantástico é que muitas delas são canções que soam não apenas "reais" (no sentido de terem realmente se transformado em clássicos) como ainda agradáveis aos ouvidos.
 
Aliás, é a trilha do filme que publico abaixo, incluindo a maravilhosa A Kiss at the End of the Rainbow, que concorreu ao Oscar em 2004, perdendo para "Into the West", de O Retorno do Rei.
 

postado em by Pablo Villaça em Música do dia