Curso – 10a. Edição – Balanço

(Update: segunda foto publicada.)
 
Toda turma tem suas características próprias – e todas se revelam apaixonantes à sua própria maneira. Se os alunos de Salvador traziam uma curiosidade gostosa para a sala, os de BH encantavam pela familiaridade, por sermos todos frutos da mesma terrinha, ao passo que os de São Paulo obviamente encaravam o aprendizado com uma objetividade interessante que não descartava a simpatia. Já a turma do Rio primou pela alegria e, sim, pela irreverência – e pela primeira vez desde que comecei a viajar com o curso, fui praticamente arrastado pelos alunos para um restaurante depois da aula a fim de celebrar a "formatura". Ao todo, 135 pessoas concluíram o Teoria, Linguagem e Crítica somente em 2009 – e, acreditem ou não, sou capaz de me lembrar perfeitamente do rosto da maioria delas.
 
Agora faço uma pequena pausa até a próxima edição, que acontece em Curitiba a partir de 22 de junho (a de Brasília vem em seguida, iniciando em 29 de junho). Será interessante avaliar as reações de um "público" novo.
 
E como sabem, sempre entrego um formulário ao final do curso para que os alunos comentem e atribuam "pontos" à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações: 4,33 (Nona edição), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos
audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de
exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos
conteúdos, divisão do tempo disponível).

As médias das notas foram as seguintes:

Infra-estrutura: 2,86 (o que mais uma vez jogou a média geral para baixo. Porém, ao contrário do que ocorreu em São Paulo, eu já esperava isso, já que, apesar da equipe do espaço que aluguei ser gentilíssima, o prédio desligava o ar condicionado depois das 18 horas, o que nos fez depender de ventiladores para tentar aliviar o calor. Pena.)
Conteúdo: 4,76 (a mais alta até hoje)
Didática: 4,83 (uma das mais altas)
Estrutura do curso: 4,45 (a segunda mais alta)

Média geral: 4,22

Para encerrar oficialmente a décima edição, duas fotos da turma (clique para ampliá-las):  

postado em by Pablo Villaça
Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in D:\Blogs\diariodebordo\wp-content\plugins\seo-facebook-comments\facebook\base_facebook.php on line 1273