Curso – Balanço final

Hoje foi o último dia de aula. Gostei muito da experiência de concentrar todo o curso em apenas uma semana de aulas com 3 horas de duração cada. Isto me permitirá, inclusive, viajar com mais facilidade para ministrá-lo em outras cidades.

Os alunos baianos (e cearenses e sergipanos) se mostraram bastante receptivos e participativos. Uma discussão em particular me fez rever um aspecto de Tropa de Elite, quando o aluno Augusto (que, na realidade, é professor de Comunicação na Faculdade Dois de Julho) chamou minha atenção para o fato de que o codinome do personagem Baiano, o principal vilão daquele longa, reforçava um preconceito baseado numa impressão infundada de que a maior parte dos crimes cometidos no Rio e em SP era de autoria de nordestinos. Fui obrigado a reconhecer sua argumentação, embora permaneça como grande admirador do filme.

Como de costume, ao final entreguei uma avaliação para que os alunos dessem uma nota de 1 a 5
para os seguintes itens: Infra-estrutura (instalações, recursos
audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de
exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos
conteúdos, divisão do tempo disponível).

As médias das notas foram as seguintes:

Infra-estrutura: 3,31
Conteúdo: 4,31
Didática: 4,44
Estrutura do curso: 4,22

Como podem observar, elas foram levemente inferiores (mas nada preocupante) às médias da edição do curso ocorrida em Novembro, em BH. A única diferença um pouco maior diz respeito à infra-estrutura – algo que atribuo aos problemas técnicos do primeiro dia de aula, quando as cenas ilustrativas foram exibidas sem som, e também ao fato do formulário de avaliação trazer uma menção ao lanche (que se aplicava à versão de sábados do curso, quando a aula dura 4 horas e meia, mas não a esta).

Fiquei feliz. E acredito que os alunos também.

postado em by Pablo Villaça
Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in D:\Blogs\diariodebordo\wp-content\plugins\seo-facebook-comments\facebook\base_facebook.php on line 1273