Led Zeppelin então e agora

Envelhecer é um processo duro, claro (vide Amor), mas também belo. E recompensador. Quando penso na maneira como eu via o mundo há 20 anos, em como interpretava o universo ao meu redor, e em como o faço hoje, sinto-me feliz e grato pela compreensão trazida pelo tempo. E estou certo de que daqui a outros 20 anos, caso ainda esteja por aqui, lembrarei de minha visão de mundo aos 38 anos e darei um sorriso complacente por perceber como ainda era tolo.

Pensei nisso ao ver um tributo ao Led Zeppelin ocorrido no Kennedy Center e durante o qual Ann e Nancy Wilson (Heart), acompanhadas do filho de John Bonham na bateria, apresentaram uma belíssima versão de Stairway to Heaven diante de Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones, que, emocionados, assistiam à performance do balcão. Vê-los envelhecidos, grisalhos, enrugados – e profundamente dignos como senhores de idade – me fez lembrar de um vídeo que os traz executando a música ao vivo em 1973 e no qual surgem belos, desafiadores e claramente tomados pela profunda e inabalável confiança que a juventude proporciona.

E assistir aos dois vídeos em sequência é um tributo não só ao Led Zeppelin, mas à vida como evento, como celebração da passagem do tempo e à maturidade crescente promovida por este.

postado em by Pablo Villaça em Música do dia, Vídeos