Melhores Momentos de 2011 (ou Série Você em Cena #41)

Depois de iniciar esta série em 2009 e repeti-la em 2010, chega a vez de fazer uma breve retrospectiva de alguns dos melhores momentos que o Cinema nos ofereceu em 2011 – e se eu tivesse paciência e habilidade, certamente compilaria um vídeo a partir dos instantes citados abaixo (se alguém quiser fazê-lo… :P). 

Como sempre explico, o objetivo é listar “pequenas cenas, gestos, falas, qualquer coisa que talvez pudesse ser usada para resumir o impacto provocado por determinado título” – mesmo que este impacto por vezes possa ser negativo. Assim, percebam que é preciso gritar SPOILER ALERT! antes de iniciar a listagem abaixo.

E, por favor, sintam-se à vontade para completar a lista nos comentários. Há muitos filmes que acabei esquecendo de colocar aqui por irresponsabilidade ou distração. Além disso, há vários títulos lançados no Brasil em 2011 que eu havia conferido em 2010 (alguns deles, em 2009!) e, assim, como não os revi, ficaram de fora. Desculpem-me por isso.

 

              Alguns dos Melhores Momentos que o Cinema Ofereceu em 2011


Em Enrolados, Rapunzel observa o céu iluminado pelas lanternas que marcam seu aniversário enquanto as luzes se refletem nas águas sobre as quais se encontra.

 

Nina se transforma em Odile, o Cisne Negro, durante a apresentação de O Lago dos Cisnes.

 

Em um porão repleto de memórias, Dianne Wiest descreve para Nicole Kidman seu processo de luto em Rabbit Hole.

 

A intensa cavalgada dia e noite adentro no terceiro ato de Bravura Indômita.

 

Depois de insistir para que George estabeleça uma comunicação com os mortos, Melanie é abalada pelo que o espírito de seu pai tem a dizer em Além da Vida.

 

O letreiro que encerra Restrepo e que expõe de maneira inquestionável a futilidade dos esforços dos soldados norte-americanos no vale Korangal e o desperdício indesculpável de tantas vidas.

 

Em Deixe-me Entrar, Abby e seu antigo protetor se despedem na janela do hospital antes que este se ofereça a ela como alimento em troca da morte que aliviará sua dor.

 

No último “depoimento” de O Vencedor, Dick Eklund se emociona ao afirmar que o orgulho de sua comunidade agora é o irmão mais novo.

 

O momento que dá título a O Discurso do Rei.

 

Três mulheres num bote em um lago, à noite, em Inverno da Alma.

 

Depois de amputar o próprio braço, Aron Ralston tira uma foto do local onde permaneceu preso por 5 dias antes de partir em busca de ajuda, em 127 Horas.

 

Já adulto e também prestes a morrer, Uxbal vê e toca o pai pela primeira vez ao exumar seu cadáver embalsamado em Biutiful.

 

Bruna Surfistinha atende seu primeiro cliente e nos desafia a julgá-la ao olhar diretamente para a câmera.

 

O personagem-título de Rango caminha por várias dunas e atravessa uma estrada à noite em uma espécie de impulso autodestrutivo.

 

Os arquitetos da crise econômica global ficam mudos diante das perguntas incisivas do diretor de Trabalho Interno.

 

Depois de dormir na hidromassagem, em Passe Livre, Rick acorda sem conseguir mover os músculos e é auxiliado por dois clientes da academia – de uma forma particularmente desconfortável.

 

Todos os planos de Sucker Punch que se concentram na heroína em seu figurino de colegial.

 

O garotinho Fernando senta-se no alto de um barraco, em Rio, enquanto a câmera se afasta para revelar a favela e o restante da cidade ao fundo.

 

O plano que traz Hanna e a vilã se enfrentando em um trilho de um trem-fantasma, diante da cabeça enorme de um lobo.

 

O plano final de Contra o Tempo, que revela o corpo de um personagem ainda em monitoramento neurológico.

 

Vin Diesel, arrastando um cofre, destrói dezenas de carros na ponte Rio-Niterói em Velozes e Furiosos 5.

 

Sem conhecer os hábitos terrestres, Thor atira uma caneca no chão exigindo mais bebida.

 

Determinado a ir ao encontro de sua amada em um ensaio de dança contemporânea, David Norris deixa seus perseguidores desnorteados em Os Agentes do Destino.

 

Depois de ler a mente de Magneto, o jovem professor Xavier enxuga uma lágrima e agradece o amigo por “compartilhar uma lembrança tão bonita” em X-Men: Primeira Classe.

 

Depois de se lembrar de sua origem, Po alcança a paz interior e manipula uma gota de chuva em Kung Fu Panda 2.

 

Gil encontra Salvador Dalí em uma conversa repleta de menções a rinocerontes em Meia-Noite em Paris.

 

A terrível noite romântica na Suíte Futurista reservada através de um cupom pelo casal de Namorados para Sempre.

 

Em Potiche – Esposa Troféu, Suzanne decide usar suas joias ao se encontrar com os sindicalistas por julgar que seria uma forma de “compartilhá-las” com eles.

 

Em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, Severo Snape fita o jovem bruxo e diz “Você tem os olhos de sua mãe”, morrendo em seguida.

 

O jantar planejado com tanto cuidado por Jack em Vejo Você no Próximo Verão rapidamente sai de seu controle e despenca numa triste reencenação de Quem Tem Medo de Virginia Woolf?.

 

A longa sequência de abertura de Melancolia, que traz recortes dos momentos finais dos personagens e de seus tumultos internos.

 

Em A Árvore da Vida, um dinossauro age com surpreendente compaixão diante de outro animal ferido.

 

O curta rodado pelas crianças e exibido durante os créditos finais de Super 8.

 

Depois de atacar um vizinho, o chimpanzé Cesar abraça Charles na calçada, assustado consigo mesmo em O Planeta dos Macacos: A Origem.

 

Zero decide submeter seu eu passado a uma traumática humilhação por perceber que seria a única maneira de evitar problemas maiores para as pessoas que ama em O Homem do Futuro.

 

O desastre inicial na ponte, em Premonição 5.

 

Em Missão Madrinha de Casamento, Lillian, vestida de noiva, atravessa a rua em busca de um banheiro, mas percebe que não será rápida o bastante.

 

Pedro Bala é recebido como herói pelos demais Capitães da Areia ao recuperar um objeto religioso das mãos da polícia.

 

Charley Brewster ajuda a vizinha a escapar da “despensa” do vampiro Jerry Dandrige em A Hora do Espanto apenas para vê-la explodir em chamas ao saírem da casa.

 

Benjamin e seus companheiros de trupe escutam o discurso do delegado sobre seu gato, em O Palhaço.

 

A apaixonada troca de olhares entre Jacob e uma recém-nascida em Amanhecer – Parte 1.

 

Chris Cooper cantando em Os Muppets.

 

Os quatro Papais Noéis chegam simultaneamente à casa da pequena Gwen, em Operação Presente.

 

Robert finalmente muda seu comportamento diante de Vera ao vê-la sendo estuprada por Tigre, como se isto reequilibrasse o débito pelo estupro de sua filha, em A Pele que Habito.

 

Acuado e com raiva, Stephen Meyers encontra-se com o ex-chefe que tanto admirava em uma cozinha mergulhada nas sombras, em Tudo pelo Poder.

 

Madeleine chora lágrimas de sêmen enquanto exibe o eterno sorriso talhado em seu rosto, em L’Apollonide, os Amores da Casa de Tolerância.

 

Ethan Hunt corre pela lateral externa do prédio mais alto do mundo, em Missão: Impossível 4.

 

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Série Você em Cena