Curso – 23a. Edição – Balanço

O mês de agosto foi desgastante. Com três viagens praticamente em seqüência (Manaus, Curitiba e Brasília), completei 561 alunos apenas em 2009 e 2010, levando o curso para 11 cidades diferentes em todas as regiões do Brasil. Neste processo, conheci muita gente bacana, fiz vários novos amigos e me orgulho de ter percebido uma mudança óbvia na postura de todas as turmas diante do Cinema ao final de cada edição. Além disso, as notas obtidas pelo curso, que jamais ficaram abaixo de 4,07 (num total possível de 5), me fazem ter a certeza de que o Teoria, Linguagem e Crítica vem cumprindo um importante papel na formação de espectadores mais rigorosos e detalhistas.

Algo que ficou muito claro simplesmente através da participação em aula dos alunos de Brasília, que, extremamente perguntadores, obviamente aumentaram a complexidade de suas questões com o passar dos dias – o que sempre me estimula bastante como professor. (Aliás, esta foi mais uma turma incrivelmente simpática, carinhosa e generosa, o que sempre facilita tudo, claro.)

Mas vamos ao balanço e à explicação habitual: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
 
Infra-estrutura: 4
Conteúdo: 4,73
Didática: 4,90
Estrutura do curso: 4,66

Média geral: 4,57 – exatamente a mesma nota da última edição ocorrida em Brasília! (Coerência é isso aí! Tongue out)

Para concluir, a foto tradicional de formatura (clicável):

postado em by Pablo Villaça
Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in D:\Blogs\diariodebordo\wp-content\plugins\seo-facebook-comments\facebook\base_facebook.php on line 1273