Archives

» Pablo Villaça

A Feiura Está nos Olhos de Quem Vê

postado em by Pablo Villaça em Cinema, Novos filmes, Política, Premiações e eventos | 2 comentários

“Há quanto tempo a gente não faz um bom filme no país?”, perguntou Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em mais um ataque à indústria audiovisual da nação que deveria representar em vez de se preocupar apenas com os interesses e problemas de sua própria família cercada de acusações criminosas que vão de fraude a envolvimento com milicianos e assassinatos. É uma boa pergunta. A resposta: provavelmente um ou dois dias, já que a produção cinematográfica brasileira vem atravessando um de …

Ágatha

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano | 1 comente

Não há morte de criança que não seja uma tragédia – seja por acidente ou doença, acaso ou genética. No entanto, quando esta ocorre por ação do mesmo Estado que deveria protegê-la, à tragédia se junta a revolta. Ágatha Félix tinha oito anos de idade. Mesmo vivendo uma realidade distante do conforto da classe média, certamente se divertia com brincadeiras infantis, curtia ver desenhos animados e colorir. Ficava amedrontada diante da agulha ao ser vacinada, empurrava com a língua os …

Equívocos e Limites

postado em by Pablo Villaça em Política | 4 comentários

Há um buraco no meu peito com o formato do Brasil. É um vazio opressivo, que me angustia e me torna uma fração do que já fui. Um espaço oco, mas pesado, que me arrasta para o fundo de mim mesmo, que me afoga na consciência do muito que foi perdido e do que tanto que ainda será. Cada notícia inacreditável sobre a crueldade, o egoísmo e a desumanidade deste governo de sádicos adiciona algumas toneladas à âncora que me …

Deepfakes (ou Estamos Todos Ferrados)

postado em by Pablo Villaça em Discussões, Política, Vídeos | 4 comentários

Não é preciso muito para enganar os ingênuos nem aqueles que querem ser enganados. Nas últimas eleições, a mentira foi a plataforma eleitoral favorita dos vencedores – e, como é possível concluir pelo fato de terem vencido, uma estratégia eficaz. Mamadeiras com bicos em formato de pênis, kits gay, militares cubanos enviados para proteger Haddad, trouxinhas de maconha embaladas com a foto de Lula para arrecadar dinheiro para o PT… por mais absurda que fosse a mentira, não faltavam indivíduos …

A Promessa e a Realidade

postado em by Pablo Villaça em Discussões, Mundo, Política | 12 comentários

Em que ponto desviamos do promissor caminho que a Internet abriu?

Lá e de volta outra vez

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Editorial, Sem categoria, Variados | 67 comentários

Por que decidi retomar o blog.

Xenogenesis

postado em by Pablo Villaça em Cinema, cinemaemcena, Vídeos | Comente  

Foi com este curta-metragem que James Cameron deu início à sua carreira de diretor:

Despertares

postado em by Pablo Villaça em cinemaemcena, Vídeos | Comente  

Supercut.

Teoria, Linguagem e Crítica – 58a. Edição – Rio de Janeiro

postado em by Pablo Villaça em cinemaemcena, Curso | 1 comente

A primeira edição do Teoria, Linguagem e Crítica em 2016 não poderia ter sido melhor: revi alunos que se tornaram amigos, amigos que se tornaram alunos, ganhei presentes (sempre é bom, né?) e passei uma semana em uma de minhas cidades brasileiras favoritas. Preciso dizer mais? Como de hábito, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, que incluía os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura …

Uma breve história dos palavrões no Cinema

postado em by Pablo Villaça em cinemaemcena, Vídeos | Comente  

Supercut interessante que se propõe a ilustrar quando cada palavrão fez sua estreia no Cinema.