Cena Misteriosa #24

Maurício "evansmay" (sempre peço para que deixem nome e sobrenome; na falta deste último, vai o email) foi o primeiro a identificar Umberto D. como a Cena Misteriosa 23. Dirigido por Vittorio De Sica em 1951 (mas lançado no ano seguinte), o filme marca os suspiros finais do neo-realismo italiano, já que sua rejeição pelo público, na época, foi considerada como sendo um indício claro de que o movimento havia se esgotado. No entanto, Umberto D. é, sem dúvida, também um dos melhores exemplares do neo-realismo – e particularmente o considero melhor até mesmo do que o filme mais conhecido de seu diretor, o excelente Ladrões de Bicicleta, lançado quatro anos antes. 

Protagonizado por amadores, o longa traz Carlo Battisti em uma performance simples, mas tocante, como o personagem-título – sua única atuação no Cinema. Já Maria-Pia Casilio, que faz a criada vista na cena misteriosa, levou a carreira adiante, embora jamais tenha atingido o sucesso de interpretação alcançado aqui (reza a lenda que ela compareceu aos testes apenas para acompanhar uma amiga, resistindo imensamente à idéia de aceitar o convite de De Sica para fazer o filme depois de ser vista por este).

Uma última curiosidade: a cena selecionada para a brincadeira acabou sendo homenageada, quase três décadas depois, em Dinheiro do Céu, que usei como base (embora numa cena diferente) para o episódio 9 deste jogo.

E vamos ao próximo: 

postado em by Pablo Villaça em Cena misteriosa, Clássicos

14 Respostas para Cena Misteriosa #24

Adicionar Comentário