Curso – 38a. Edição – Balanço

Toda turma tem seus personagens, mas poucas contaram com tantas figuras divertidas quanto esta 38a. edição – e confesso que ri bastante ao longo dos cinco dias de aula graças a algumas situações curiosas que surgiram durante a semana, desde o vocabulário anacrônico da jovem Tamires até a intervenção “rain-manesca” do simpático Carlos, que fez um cálculo rapidíssimo (e, mais tarde constatei, erradíssimo) sem qualquer necessidade a não ser o desejo de ajudar. Houve ainda um tweet mal interpretado da tímida Camila, as brincadeiras com o estiloso Marcellus (até seu nome é cool) e, claro, o prazer de reencontrar alunos que decidiram refazer o curso (Vanessa Delpy, PC, Cristine e Wanderley).

Para completar, a semana em São Paulo trouxe momentos de alegria que eu precisava com certa urgência.

(Update: Não posso deixar de agradecer aos alunos Richard, Carlos e Natália pelos presentes generosos que me ofereceram!)

(Aliás, o Teoria, Linguagem e Crítica chegou a 1.311 alunos.)

Como acredito que a melhor propaganda que o curso pode ter reside na reação dos alunos, colo abaixo algumas mensagens deixadas no twitter e no facebook por integrantes da turma após o término da última aula:

“Se o seu minuto tem 100 s, a minha semana só tem 2 dias…como passou rápido! Foi o curso mais incrível que já fiz, obrigada!” – Lucinéia Novais

“Depois de ter feito o curso de cinema de @pablovillaca , nunca mais vou assistir um filme da mesma forma” – Rodrigo De Marchi

“Quero outro módulo do curso do @pablovillaca !!! Essa semana foi maravilhosa!” – Eliana Bellucco

“Definição do curso do @pablovillaca: perfeito! Essa semana vai ficar pra sempre na minnha memória; quero o módulo 2 pra ontem” – Camila Hayasaka

“Tenho que agradecer ao @pablovillaca pela fantástica semana de curso. Uma experiência pra levar pro resto da vida!” – Klauss Bortolotti

“Ouvindo Ennio Morricone voltando pra casa – pra fazer jus à qualidade do curso de @pablovillaca :)” – Denise

“Curso do @pablovillaca foi foda demais. Sério. E não estou puxando saco. Umas das melhores coisas que decidi fazer na vida.” – Mattheus Piatti

“O curso do @pablovillaca está fazendo com q a fantástica experiencia de assistir um filme fique ainda melhor O.O” – Vinícius Curtis

Mas vamos ao balanço e à explicação habitual: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,62 (Trigésima oitava), 4,7 (Trigésima sexta), 4,53 (Trigésima quinta), 4,44 (Trigésima quarta), 4,58 (Trigésima terceira), 4,62 (Trigésima segunda), 4,54 (Trigésima primeira), 4,44 (Trigésima), 4,65 e 4,63 (Vigésima nona – Tarde e Noite), 4,49 e 4,47 (Vigésima oitava – Tarde e Noite), 4,48 (Vigésima sétima), 4,73 (Vigésima sexta), 4,51 (Vigésima quinta), 4,62 (Vigésima quarta), 4,57 (Vigésima terceira), 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
Infra-estrutura: 4,04
Conteúdo: 4,84
Didática: 4,89
Estrutura do curso: 4,67

Média geral: 4,61

Para concluir, a foto tradicional de formatura (clique para ampliar).
postado em by Pablo Villaça em Curso

15 Respostas para Curso – 38a. Edição – Balanço

  1. Tamires

    Essa semana foi, sem sombra de duvidas, a melhor que eu já tive. Se pudesse, faria tudo de novo mais um milhão de vezes.
    Muito obrigada pela sua disposição em ensinar (e em me ignorar, igual Hermione – Snape, confesso que sempre quis que isso acontecesse), eu acredito seriamente que isso é uma habilidade dessas que se assemelha ao “dom”.
    Tudo foi muito supimpa, vamos agora aguardar o modulo dois, pra aproveitar (ainda mais) esse curso (e professor) do balacobaco!

    Beijos!

  2. MacCrow

    Isso pq vc não assistiu ao filme mais violento e insano de todos os tempos ! Ia ocorrer a primeira expulsão por justa causa hehehehe

  3. Henrique

    Cada nova turma, fico mais empolgado para participar do curso. Muito legal tudo isso.

    No aguardo da divulgação para o curso em Bh.

    Forte abraço!

  4. Carlos Alexandre Cordeiro da Costa e Silva

    Pô Pablo, o cálculo tava certo sim: 250/6 = 41,66, hahahahaha, tá certo que eu falei “41”, mas deveria ter falado “42”. Realmente ignorei o que veio depois da vírgula pra fazer o arredondamento! Grande abraço a todos os meus novos amigos. Eu também precisava disto com certa urgência.

  5. Eliana (Li Bellucco)

    Adorei demais esse curso!!!!

    Com certeza quero fazer outros módulos, se houver, ou até mesmo repetir o módulo, daqui a um tempo.

    Comecei a assistir meus filmes preferidos, agora com um outro olhar; e o prazer de assistir e o amor pelo cinema só aumentaram.

    A turma que fez o curso comigo era ótima, divertidíssima.

    Tamires, não dá pra te esquecer viu??

    Engraçado que vc mencionou a Hermione e eu tinha pensado exatamente isso, rrsrsrsrsrs

    Muito legal !!

  6. Eliana (Li Bellucco)

    Esqueci de acrescentar algo importantíssimo:

    O maravilhoso e sensacional professor 😉

    Claro que imprescindivel para ser tão bacana, foi a inteligência, humor e paciência do nosso querido Pablo Villaça!

    Nota mil – já curtia as críticas dele (a do Crepúsculo me rendeu boas risadas várias vezes), agora vejo que também como professor é maravilhoso.

  7. Vanessa Delpy

    Foi realmente uma semana maravilhosa, com muito aprendizado, risadas e discussões. Não só refiz o curso como faria mais um milhão de vezes.

    Se te trouxe momentos de alegria pode ter certeza que trouxe para mim também e para todo o pessoal.

    Muitos beijos!

  8. Carolina Vilar

    Experiência maravilhosa! Aprendi muito, não vejo a hora de participar do Módulo 2. Uma semana realemnte inesquecivel. Abraço a toda turma, espero reve-los no próximo módulo. A única decepção é o professor prometeu uma foto autografada no primeiro dia e até agora nada… kkkkkkkk.

  9. Leandro MOraes

    Ficou bonito o blog. Parabéns a quem fez e a quem escolheu o autor.

  10. Helker Patrik

    Colegas de turma, vcs podem responder a uma pesquisa sobre cinemas de São Paulo feita pelo meu grupo de TCC? É pá-pum! Basta acessar este link: http://migre.me/99R31

    Pablo, juro que não vou o aborrecer mais com essa bendita pesquisa…

    Sobre o curso, gostaria de ser menos tímido para participar mais e adorei muito tudo. Há muito tempo tentava, mas nunca dava e quase achei que não conseguiria. Minhas provas foram adiantadas para a semana do curso e a minha querida avó morreu bem no final de semana anterior, mas a minha família e professores deram uma super força e deu tudo certo. Aguardo o segundo módulo, dessa vez mais experiente e com mais livros na bagagem para aproveitar melhor as aulas e contribuir.

    Vi na foto que, mesmo com vc chamando a minha atenção, ainda saí com metade do rosto escondido.

    Abraçõs a todos!

  11. Ricardo

    Quando me matriculei para o curso, realmente tinha expectativas bem altas. E, por incrivel que pareça, as aulas conseguiram superá-las.

    Infelizmente, a semana acabou, mas espero poder desenvolver os frutos dela pelos próximos filmes que virei a assistir e reassistir 🙂

    Alias, aproveitando se alguém da sala ler, o PC já enviou um e-mail ou algo do gênero daquela lista que passou no último dia para o pessoal manter contato? Minha letra não é das melhores, então não seria estranho se errasse meu e-mail haha.

  12. PC

    Pablo, obrigado por mais uma aula de cinema. Esses 5 dias são com toda a certeza os mais rápidos do ano. Essa turma foi realmente sensacional. E por favor, não demore para o módulo 2, já que vai parecer que realmente sou um Stalker se eu fizer o módulo 1 pela TERCEIRA vez.
    Abraços!

  13. Marcellus Vinícius

    Foi sensacional mesmo, a ponto de me deixar melancólico com o encerramento.
    Parabéns, Pablo, pela didática, a empatia, as brincadeiras e tudo que envolve a iniciativa desse curso. Suas aulas são capazes de expandir horizontes não só em relação a cinema, mas em qualquer forma de arte.

    E obrigado pelo “estiloso”.

  14. Tiago "The Portal" Soares

    Foi realmente uma semana sensacional! Agradeço muito, Pablo, por permitir essa experiência tão instrutiva e, ao mesmo tempo, divertida! 😀

  15. Victor Stefani

    Neste curso acho que Eu, era o ser que menos sabia de cinema, mas mesmo assim, o curso foi espetacular, acredito que expandi alguns %% do meu cérebro.
    Neste momento mudei minha visão de ver filmes e espero um dia poder enxergar pelos menos uns 70% do que nos é passado.
    A galera do curso esta de parabéns também, pessoal muito bacana e vamos marcar de se encontrar mais vezes !!

Adicionar Comentário