Curso – 45a e ÚLTIMA edição – Balanço

Acabou.

Foram 45 edições do “Teoria, Linguagem e Crítica” em todas as regiões do país. Visitei Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife, São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, além, claro de minha Belo Horizonte natal. Apenas de 2009 em diante, tive inacreditáveis 1.630 alunos. Muitos fizeram o curso duas ou três vezes. Uma pessoa chegou a fazer quatro. Todas as turmas me receberam com carinho e atenção – bom, todas menos uma, mas prefiro não me deter nisso.

Fiz amigos, conheci lugares novos (e vários alunos me levaram para conhecer suas cidades, oferecendo-se gentilmente como guias) e vivi certas experiências (positivas e negativas) que só foram possíveis graças a estas viagens. Encantei-me diante da empolgação daqueles que dividiam meu amor pelo Cinema e também descobri coisas novas sobre obras que havia visto dezenas de vezes graças às observações destes. Ensinei, mas também aprendi muito. Casais se formaram durante os cursos e também dezenas de novas amizades. Ganhei presentes, ri e me emocionei em diversas ocasiões.

Perdi dois alunos para o suicídio e doí por eles.

Quando decidi viajar com o curso, não tinha qualquer expectativa de sucesso; queria apenas tentar levar algum tipo de pensamento crítico para cinéfilos como eu. Decidi manter o preço acessível mesmo quando os próprios alunos começaram a comentar que esperavam que o curso fosse mais caro, pois não queria que ele se tornasse inviável apenas porque permiti a ganância tomar conta – e mesmo quando as edições começaram a esgotar em questão de dias, provando que havia demanda para as aulas, insisti em manter o valor inalterado. Não me arrependo.

Dei aulas para médicos, advogados, jornalistas, atores, cineastas, funcionários públicos, músicos, desenhistas, game designers, físicos, matemáticos, estudantes, escritores, diretores de fotografia, arquitetos, críticos profissionais, bancários e empresários. Tive uma aluna de 13 anos de idade e um de 84. Pais e filhos fizeram o curso juntos. Irmãos. Namorados. Maridos e esposas. Amigos.

Senti-me só muitas vezes durante a semana, quando em viagem, mas jamais durante as aulas. Na sala, a energia oferecida pelos alunos era contagiante.

E foram eles que finalmente me fizeram constatar que, além da escrita e do Cinema, ensinar era algo que eu amava profundamente.

Obrigado aos 1.630 formados no Teoria, Linguagem e Crítica. De verdade. Vocês me fizeram um sujeito extremamente feliz.

Vamos agora ao módulo 2.

Mas, antes, o balanço da última edição e a explicação habitual sobre este: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,62 (quadragésima quarta), 4,51 (quadragésima terceira), 4,37 (quadragésima segunda), 4,39 (quadragésima primeira), 4,75 (quadragésima), 4,67 (Trigésima nona), 4,61 (Trigésima oitava), 4,62 (Trigésima sétima), 4,7 (Trigésima sexta), 4,53 (Trigésima quinta), 4,44 (Trigésima quarta), 4,58 (Trigésima terceira), 4,62 (Trigésima segunda), 4,54 (Trigésima primeira), 4,44 (Trigésima), 4,65 e 4,63 (Vigésima nona – Tarde e Noite), 4,49 e 4,47 (Vigésima oitava – Tarde e Noite), 4,48 (Vigésima sétima), 4,73 (Vigésima sexta), 4,51 (Vigésima quinta), 4,62 (Vigésima quarta), 4,57 (Vigésima terceira), 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
Infra-estrutura: 3,95
Conteúdo: 4,83
Didática: 4,85
Estrutura do curso: 4,62

Média geral: 4,56

Para concluir, a foto tradicional de formatura (clique para ampliar). 

postado em by Pablo Villaça em Curso

28 Respostas para Curso – 45a e ÚLTIMA edição – Balanço

  1. LordMarcio_

    O próximo no Rio eu farei \o/

  2. Mariana

    Fiz a última edição em Porto Alegre, mal posso esperar pelo módulo 2! 😀

  3. Melina Alvarez

    Cinco dias parece pouco (e é), mas foram suficientes para eu compreender o quão maravilhoso profissional você é e como o conhecimento que adquiri foi igualmente precioso. Saí com lágrimas nos olhos no meu último dia de curso, foi como se eu estivesse dizendo adeus a um grande amigo. Contudo, sei que posso reencontrá-lo a cada novo filme que assisto. Muito obrigada por tudo, Pablo.

  4. Maick

    Poxa, você já esteve em Floripa e eu nem fiquei sabendo, como assim? Quando foi isso? Vai voltar né?? hehe 😀

  5. Thaty Moura

    Foi surpreendente e incrível. Obrigada por partilhar seu amor pelo cinema e todo conhecimento correlato que você traz na bagagem. Aguardo o módulo 2! =)

  6. Carolina

    Nunca consegui fazer o módulo I em BH, devido a compromissos de trabalho e faculdade.

    O módulo II podia tanto ser na primeira quinzena de janeiro, rs! Estarei de férias e poderia, finalmente, fazer parte dessa turma. 🙂

  7. André Wynne

    Já sinto uma falta danada desse curso. Semana passada tive os 5 dias mais produtivos dos últimos anos.
    Orgulho de fazer parte dos seus alunos, Pablo.
    Obrigado e sucesso com o Módulo 2.

  8. Renato

    Pablo, bom, agora foi o último então nem adianta, mas acho que seria bem legal se o nome da cidade do curso estivesse bem evidente. Várias vezes, quando a cidade não era citada no texto, ficava tentando adivinhar turma de qual cidade era…

    No módulo 2 poderia ter esse hábito nos titulos dos posts, não? Até pra efeito de pesquisa seria mais fácil achar qual cidade qual turma fez.

  9. Andréia Dias

    Obrigada Pablo por dividir conosco o seu conhecimento. Após o seu curso a minha paixão por cinema aumentou ainda mais, assistir um filme não é mais a mesma coisa, tudo mudou. Foi incrível fazer parte da sua última turma do módulo 1 e espero que o módulo 2 venha o mais breve para o Rio. Abçs!

  10. Mateus Pinto

    Estou entre os que fizeram duas vezes e depois com a esposa. 🙂

    Fazer parte da turma do Módulo 1 é uma honra. Não “apenas” por ter aprendido muito sobre cinema, isso já seria motivo suficiente, mas ter compartilhado um pouco sobre a sétima arte com pessoas tão apaixonadas como eu sou, e ter vivido isso ao lado do grande amigo (mestre) Pablo Villaça!

    Parabéns pela marca meu velho… e quando vier à Brasília com o Módulo 2, já considere dois alunos matriculados. 🙂

  11. Pedro Friche

    Parabéns por esta conquista pessoal! Eu fui um dos muitos felizardos alunos que puderam ter essa magnífica experiência! Infelizmente não pude fazer o curso pela segunda vez, o que era meu desejo… Que venha o módulo 2!

  12. Douglas W

    Sei que não vou obter resposta mas é mais forte do que eu. Qual turma não recebeu o Pablo com carinho e atenção?

  13. Rob

    Pablo, fiz essa pergunta no twitter mais de duas vezes, mas agora vou falar por aqui mesmo.

    É uma sugestão.

    Eu acompanho o seu blog há anos, sempre quis participar do curso, mas vários foram os motivos pra não poder ir (tempo, dinheiro, prioridades, etc). Acredito que seja também a situação de vários aqui.

    Por isso acho que um DVD do Módulo 1 é uma ótima alternativa para mim e para todos que ainda poderiam participar. Se você enterrar o Módulo 1, estará excluindo muita gente que pode, como você mesmo diz, aprender a ter um pensamento crítico ao ver filmes. Eu sei que o Módulo 2 pode sim também atingir esse objetivo, mas quem o cursar sem ter cursado antes o primeiro módulo, sempre vai ficar com o gostinho que falta alguma coisa. Nada que um simples DVD, ou vídeo comprado na Intenet com todos os direitos reservados, contendo suas aulas, não possa resolver.

    Você ganha e nós também.

  14. Jair

    Poxa, e João Pessoa? Que sacanagem, Pablo. João Pessoa possui uma das poucas universidades de cinema no Brasil e vc irá ignorá-la. Que decepção.

  15. Vinicius Colares

    Criar um DVD do módulo é complicado, pois envolve cenas de dezenas de filme, pagar pelo direito delas tornaria o DVD inviável para ser produzido independente.

    Quanto ao curso, viajei 750 km, e com uma situação financeira não muito favorável, tive que emprestar dinheiro, mas obviamente valeu a pena.

    E ainda fui convidado pelo Pablo a integrar meu blog http://www.doutorcaligari.com ao Cinema em Cena, alegria maior que essa não tem preço.

  16. Cássia

    Eu estava há alguns meses reclusa por conta de uma grande tristeza. Uma coisa me fez sair da toca: o curso. Foi ele quem me fez voltar ao mundo, me trazer de volta à vida que eu tinha. Além do que aprendi sobre cinema, saiba, Pablo, que lhe serei grata eternamente por isso. Beijos.

  17. Fabricio Carlos Ferreira e Silva

    Parabéns Pablo!!! tenho orgulho de ter participado da turma 25, pena foi não ter podido participar novamente do primeiro módulo… mas vida q segue e vamos para o módulo 2! Sucesso sr. Pablo!

  18. Erika Oishi

    Tenho duas observações a fazer sobre minha participação no Módulo 1:

    1ª que infelizmente era muito jovem(18 anos) e inexperiente demais e sinto que isso prejudicou meu aproveitamento do curso. Amava cinema mas minha visão e conhecimento eram ainda muito limitados para compreender algumas coisas.

    2º que felizmente, ter um curso tão bom ainda tão jovem me fez ter muito mais visão e crítica na hora de escolher filmes; consigo ter a mente aberta para filmes complexos(e entende-los em sua grande maioria), temas fortes e origens não tradicionais(como filmes iranianos por exemplo).

    Então obrigada Pablo, por ter nos proporcionado isso. Espero que hoje aos meus 23 aninhos, possa participar do módulo 2 e aproveitar muito mais o conhecimento e a experiencia do cinema e do curso.

    Abraços e parabéns!

Adicionar Comentário