Tristeza por mais um aluno

Há cerca de 18 meses, lamentei aqui a morte de um aluno de Porto Alegre, que se matou depois de romper com a namorada. Foi um baque, já que me lembrava claramente do jovem e de sua curiosidade durante o curso. É sempre um choque testemunhar o desperdício de uma vida cheia de potencial – e toda vida, especialmente em seu início, encerra em si um potencial magnífico -, mas quando este desperdício é autoinflingido, a sensação se torna particularmente angustiante.

Digo isso porque acabo de receber a notícia de que um outro aluno cometeu suicídio há alguns dias. A pedido da pessoa que me informou, não direi seu nome ou mesmo a edição do curso feita por ele a fim de evitar que alguém o identifique – mas vê-lo na foto de “formatura” do Teoria Linguagem e Crítica, com  sua juventude estampada no rosto, e pensar que já não existe é algo que… bom, dói.

Pode parecer absurdo dizer que depois de 1.060 alunos nos últimos dois anos me importo com o destino de um deles em específico, mas, sim, me importo. Na realidade, eu lamentaria a notícia mesmo que jamais tivesse cruzado seu caminho, mas saber que compartilhava um amor profundo pelo Cinema, que dividimos o mesmo espaço por uma semana e que de certa forma fiz parte de sua vida é algo que, confesso, me faz sentir… afetado pessoalmente. E, ao mesmo tempo, me faz desejar voltar no tempo, dar um cascudo em sua cabeça e dizer “Nem pense nisso. Há solução para tudo. E digo isso com a experiência de alguém que toma anti-depressivos há anos e que também já pensou em suicídio”.

“O suicídio é uma solução permanente para um problema temporário”, disse alguém – e concordo com isso em gênero, número e grau.

O lugar de um jovem não é sob a terra, mas correndo sobre esta a perseguir seus sonhos.

Queria poder ter dito isso ao meu aluno, mas faço isso agora para os outros 1.058. Vocês são únicos, lembrem-se disso – e, consequentemente, valiosíssimos.

postado em by Pablo Villaça em Cotidiano, Curso

15 Respostas para Tristeza por mais um aluno

Adicionar Comentário