Curso – 29a. Edição (Tarde e Noite) – Balanço

Duvido muito que eu vá abrir novas turmas à tarde em outras cidades. Embora a experiência em São Paulo e no Rio tenha sido positiva por permitir que alunos impossibilitados de comparecer ao curso à noite pudessem frequentar as aulas, fiquei realmente cansado, já que falar durante 30 horas (e em pé) durante cinco dias não é para qualquer um – e minha admiração pelos professores que trabalham em tempo integral apenas aumentou depois destas duas semanas. De todo modo, conheci muita gente bacana, desde o querido Josimar, que todos os dias levou algum petisco tentador para mim (tortas, salgados, doces, etc – estava determinado a me engordar), até o André, que no último dia me presenteou com a primeira temporada de The West Wing, passando pelo excelente documentarista Paulo Henrique Fontenelle, responsável por um de meus documentários favoritos dos últimos anos, Loki (e ainda ganhei o DVD autografado do filme!). Também fiquei encantado com a dedicada avó do jovem Maurício, que acompanhou o neto todos os dias até o curso, tricotando do lado de fora da sala enquanto a aula acontecia – e que me fez ficar com saudades imensas de minha querida avó-madrinha Lourdes.

Foi uma semana cansativa, como já disse, mas também recompensadora. Foram duas ótimas turmas que me renderam presentes (literais e simbólicos) inesperados. Grande semana.

(Mas chega de cursos à tarde!)

E vamos ao balanço e à explicação habitual: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,49 e 4,47 (Vigésima oitava – Tarde e Noite), 4,48 (Vigésima sétima), 4,73 (Vigésima sexta), 4,51 (Vigésima quinta), 4,62 (Vigésima quarta), 4,57 (Vigésima terceira), 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
Turma da Tarde
 
Infra-estrutura: 4,35 
Conteúdo: 4,81
Didática: 4,89
Estrutura do curso: 4,57

Média geral: 4,65.

Turma da Noite
 
Infra-estrutura: 3,89
Conteúdo: 5 (primeira vez que este quesito ganha uma média perfeita)
Didática: 4,89
Estrutura do curso: 4,74

Média geral: 4,63.

Média geral das duas edições: 4,64. O curioso é que a mesmíssima coisa aconteceu em São Paulo: a turma da tarde, um pouco mais vazia (mas não muito), avaliou o espaço das aulas bem mais positivamente. E em ambas as vezes a média geral da turma da tarde ficou exatos dois décimos acima da média da noite. Interessante.

Para concluir, a foto tradicional de formatura das duas turmas: respectivamente, tarde e noite (clicáveis).

postado em by Pablo Villaça em Curso

20 Respostas para Curso – 29a. Edição (Tarde e Noite) – Balanço

  1. Arthur Melo

    Foi realmente muito bom. Uma pena ser tão rápido. Mas é bom saber que o Módulo 2 já está programado pra agosto.

  2. Gabriel Reis de Albuquerque Meyohas

    Foi um dos melhores cursos que eu já tive o prazer de fazer. Pablo é fera! Módulo 2 já programado para Agosto??? Ae!

  3. Gustavo Novaes

    O mal de ser alto é ter que ficar atrás, rs. O curso realmente muda a forma como vemos os filmes. Por algum motivo fiquei de fora da lista do twitter. Gostaria de manter contato com o pessoal da turma ( principalmente com a galera nit/sao gonçalo) então quem quiser adiciona aí: : @gooogla CHEERS!

  4. Gustavo Novaes

    O mal de ser alto é ter que ficar atrás, rs. O curso realmente muda a forma como vemos os filmes. Por algum motivo fiquei de fora da lista do twitter. Gostaria de manter contato com o pessoal da turma ( principalmente com a galera nit/sao gonçalo) então quem quiser adiciona aí: : @gooogla CHEERS!

  5. Josimar

    puxa, a semana foi realmente inesquecível! já tive a oportunidade de ver alguns filmes depois do curso e, bom quanta coisa passava despercebida antes, não?
    e é sempre um prazer estar com o fofo do Pablo!

  6. Josimar

    btw, o pablo tinha avisado q aquele planejamento do começo do ano caiu por terra. o módulo 2 ñ vai mais ser em agosto…

  7. Juçara

    O curso foi fantástico!!!! O Pablo realmente domina o assunto. Pena que acabou 🙁

  8. yezdigerd

    identifiquei algumas delicinhas na turma da noite. Nível foi bom.

  9. Fernanda

    O grande problema da noite é que a gente chegava quando o portão já tava fechando! No primeiro dia foi meio assustador, achei que tinha ido parar num lugar completamente errado.

  10. Felipe Fonseca

    Apaixonado por uma garota da turma da noite… ^^

  11. Luis Antonio Momm Duarte

    Pablo, acho que nunca poderei fazer seu curso, especialmente o módulo I, que você deve aposentar logo. Será que você não poderia vender em DVD depois que você parar de ministrar o curso? Eu compraria com orgulho e extremo prazer de realizar, mesmo que não da forma que quero, um dos meus sonhos

  12. MarcelCamp

    Esse último curso, com aulas de tarde e noite, foi feito em que cidade??? RJ?

  13. Antonio

    É impressão minha ou o Michael Cera (de laranja) estava fazendo o curso?

  14. Julia

    Mal posso esperar pelo Modulo II… Sim, Pablo, você terá que nos aturar!

    Concordo com a Fernanda em relação ao lugar. Assustava…Sei lá! rs

    Bom, também fiquei fora da lista @Ju_Zu

    Até a, espero que breve, próxima!

  15. MarceloMaia

    Ué, Pablo…
    talvez não haja problemas com turmas a tarde quando o curso ocorrer [b][i]APENAS[/i][/b] a tarde!
    Ao que parece, algumas cidades têm demanda.

    Bom, o importante MESMO é, quando vc trouxer novamente o curso a Fortaleza, o mesmo ser ministrado a noite, hehehe!!!
    Estamos aguardando!
    😉

  16. carlos

    fui seduzido pelos três de branco da esquerda (noite), bjos!

  17. josimar

    auhahuuahhaha
    além de fodástico, o curso do pablo ainda tem vários hotties p admirar… o hottie d branco do meio era o melhor, seguido de perto pelo documentarista…

  18. Pablo

    Não, Josimar. O "hottie" com a camisa do Poderoso Chefão era o melhor. Traidor. Alimentas e depois rejeitas!

  19. josimar

    hahahaha
    ah, mas esse era OUTRO nível de hotness, sabe? hors concours. nem conta. :p

  20. Mônica B.

    Pablo acabando com minhas esperanças de fazer o curso. Antes ñ podia pq morava no interior, agora moro em BH, mas ñ posso a noite, fiquei desejando uma edição a tarde por aqui tb… Mas realmente, imagino como deve ser cansativo.

Adicionar Comentário