Curso – 28a. Edição (Tarde e Noite) – Balanço

Em São Paulo, pela primeira vez encarei duas turmas na mesma semana: uma à tarde (de 14h às 17h) e outra à noite (de 19h às 22h). Foi infinitamente mais cansativo do que eu imaginava, mas, como verão, fiquei satisfeito ao constatar que ambas as turmas tiveram percepções similares do curso, resultando em notas parecidas. Isto não deixa de ser curioso, já que eram grupos muito diferentes um do outro: enquanto o pessoal da tarde era mais sério, o da noite brincava e ria freqüentemente. Isto trouxe vantagens e desvantagens: por um lado, uma turma alegre é sempre bacana, por outro, aqui e ali tive que me esforçar para controlá-los a fim de não perder tempo de aula. Seja como for, gostei de ambas e fiquei muitíssimo feliz com a participação, o envolvimento e as interessantes perguntas que fizeram. (Além disso, fiquei alegre também em rever dois ex-alunos que decidiram fazer o curso pela segunda vez, o que sempre me deixa satisfeito por perceber que realmente apreciaram a experiência.)

Mas vamos ao balanço e à explicação habitual: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,48 (Vigésima sétima), 4,73 (Vigésima sexta), 4,51 (Vigésima quinta), 4,62 (Vigésima quarta), 4,57 (Vigésima terceira), 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
Turma da Tarde
 
Infra-estrutura: 4,03
Conteúdo: 4,6
Didática: 4,9
Estrutura do curso: 4,43

Média geral: 4,49.

Turma da Noite
 
Infra-estrutura: 3,7 (curioso, já que era a mesmíssima sala; talvez o cansaço do fim do dia tenha pesado na avaliação)
Conteúdo: 4,76
Didática: 4,84
Estrutura do curso: 4,57

Média geral: 4,47.

Média geral das duas edições: 4,48 (a mesma da edição passada, que ocorreu em Salvador).

Para concluir, a foto tradicional de formatura das duas turmas: respectivamente, tarde e noite (clicáveis).

postado em by Pablo Villaça em Curso

9 Respostas para Curso – 28a. Edição (Tarde e Noite) – Balanço

  1. Felipe Fonseca

    Pena que mais uma vez, não pude fazer. 🙁

    Quem sabe o Módulo 2. 🙂

  2. GVLinares

    Impressão minha ou na turma da noite você deu aula pro DNA e pra Clarice Falcão?

  3. Guilherme

    Olha, turmas com muitas mulheres 🙂

  4. João Papa

    Não achei o DNA na foto, GV. Quem vc achou que era ele?

  5. João Papa

    mas bom, faz dois mil anos que não vejo o cara.

  6. Pablo

    [Comentário do leitor Hanibal apagado por trazer uma observação absolutamente reprovável.]

  7. GVLinares

    hahaha, te falar que achei que fosse o gordin, terceiro da esquerda pra direita, na foto da (suposta) Clarice! ou to confundindo as pessoas? porque certeza que o conheço, ou conhecia, hahaha

  8. Diego Oliveira

    Acho que na turma da noite o cara da direita de camisa xadrez não gostou muito de tirar a foto 😀

  9. Filipe J.

    Pablo, acha que teria alguma chance de você filmar e disponibilizar em alguma mídia (dvd talvez) o conteúdo das suas aulas de Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográficas? Pergunto pois já a bastante tempo tenho vontade de assistir as suas aulas, mas ou por falta de dinheiro, ou por falta de tempo (como é o caso agora) perdi diversas oportunidades.

    Claro que seria injusto pedir para você disponibilizar de graça, visto que essas aulas formam parte de seu ganha-pão. De forma que eu estaria disposto (assim como vários outros "alunos", eu imagino) a pagar pelas "vídeo-aulas".

    Se você entender que não é o caso, teria então como reconsiderar a possibilidade de apresentar mais algumas edições desse módulo do curso? Detestaria pensar que perdi de vez essa oportunidade.

    Um forte abraço.

Adicionar Comentário