Curso – 27a. Edição – Balanço

O curso em Salvador começou com o pé esquerdo: depois de uma verdadeira batalha para conseguir uma sala que fosse boa e bem localizada, recebi a notícia, a uma semana do início das aulas, que o espaço alugado havia sido “retomado” pelo dono do prédio e não estaria mais disponível. A empresa responsável pela locação me apresentou duas possibilidades: cancelar a locação ou mudar o curso para uma outra sala no mesmo prédio que, apesar de não ser tão espaçosa ou confortável quanto a original, conseguiria abrigar todos os alunos. Faltando uma semana para as aulas, optei pela segunda alternativa.

Infelizmente, a sala deixava muito a desejar. Percebendo isso, expliquei a situação para os alunos no início da primeira aula e me ofereci para devolver a matrícula de quem desejasse desistir do curso em função do espaço. Claro que eles nem haviam conhecido o espaço original e, portanto, não saberiam que uma troca havia ocorrido – mas achei que esclarecer isto seria a coisa honesta a fazer. Felizmente, ninguém desistiu. Ainda assim, as cadeiras eram tão ruins que exigi uma outra solução para a empresa responsável pela locação – e a partir do segundo dia, elas foram trocadas por cadeiras bem mais confortáveis. No final, o espaço não foi um desastre, mas ainda assim ficou bem aquém do padrão que costumo manter ao escolher as salas para o curso.

Dito isso, a turma foi divertida, simpática e muito, muito, muito, muito perguntadeira. Uma das que mais perguntaram até hoje – o que exigiu um certo controle para que o tempo não se esgotasse antes do conteúdo.

Mas vamos ao balanço e à explicação habitual: como sempre, entreguei um formulário ao final do curso para que os alunos comentassem e atribuíssem “pontos” à experiência, sendo que as edições anteriores obtiveram as seguintes avaliações (num máximo de 5 pontos): 4,73 (Vigésima sexta), 4,51 (Vigésima quinta), 4,62 (Vigésima quarta), 4,57 (Vigésima terceira), 4,71 (Vigésima segunda), 4,64 (Vigésima primeira), 4,62 (Vigésima), 4,68 (Décima nona), 4,58 (Décima oitava), 4,20 (Décima sétima), 4,40 (Décima sexta), 4,62 (Décima quinta), 4,57 (Décima quarta), 4,47 (Décima terceira), 4,57 (Décima segunda), 4,76 (Décima primeira), 4,22 (Décima), 4,33 (Nona), 4,45 (Oitava), 4,07 (Sétima), 4,44 (Sexta) e 4,27 (Quinta). Estas avaliações incluem os seguintes itens, que são graduados com notas que vão de 1 a 5: Infra-estrutura (instalações, recursos audiovisuais, atendimento); Conteúdo; Didática (clareza de exposição, domínio dos conteúdos); Estrutura do Curso (ordem dos conteúdos, divisão do tempo disponível).

Desta vez, as médias das notas foram:
 
Infra-estrutura: 3,23 (a menor nota até hoje, jogando a média geral lá pra baixo)
Conteúdo: 4,92
Didática: 5 (sim, todos os alunos deram nota máxima! Perfect score!)
Estrutura do curso: 4,77

Média geral: 4,48.

Para concluir, a foto tradicional de formatura (clicável):

postado em by Pablo Villaça em Curso

22 Respostas para Curso – 27a. Edição – Balanço

  1. V!tor Sosua

    Foram dias para guardar na memória!

  2. Bruno Tasca

    Curso espetacular, mudou totalmente minha relação com o cinema. E que turma bacana! Uma ótima semana, sem dúvidas.

  3. Bruno Sofrozine

    Eu conheço uma pessoa da da foto. Só de vista, na verdade.

  4. Bruno César

    Eu ia dizer que o único problema do curso tinha sido a infra-estrutura. No entanto, tenho que dizer que há um outro problema muito maior: ACABOU. O curso é SENSACIONAL. Como disse o Tasca, a turma realmente foi muito bacana. Espero que a segunda edição venha logo para Salvador.

  5. Daniel Pellegrini

    Se a nota da infra-estrutura fosse pelo menos 4,27, esta edição seria a melhor. Pablo, você tem que dar pesos diferente para os critérios! 😛

    Faço coro: o curso foi espetacular. Volte logo com o módulo 2!

  6. Tiago

    Pablo, quando haverá um outro curso em Fortaleza?

  7. Fabio Fernandes

    O curso foi realmente FANTÁSTICO. O espaço tinha alguns problemas, mas melhorou sensivelmente a partir do segundo dia, não atrapalhando em nada o rendimento das aulas. Com certeza, aprendemos muitíssimo em apenas 5 dias, e quero acreditar que todos nós acabamos mais apaixonados pelo Cinema. Um grande abraço aos meus animados colegas. E reforçando: Pablo, volte logo com o módulo 2!!!

  8. Fabio Fernandes

    Massa sua observação Daniel. Boa sacada!

  9. Marcos

    Acho que a proporção nesses cursos do Pablo sempre é de cinco homens para cada mulher. O sujeito é obrigado a prestar atenção na aula mesmo…hehe.

  10. Marcelo Filho

    Fantástico mesmo! A troca das cadeiras tornou o espaço consideravelmente melhor, e esse problema nunca tirou o foco das aulas. É como o Pablo falou, agora é só olhar pra a TV e começar a perceber a lógica da imagem.

    Muito bom mesmo! Que venha o módulo 2!

  11. Marcelo Filho

    *quando eu falo TV, é ‘até na TV’.

  12. Pedro S.E.

    Haha nota máxima de todos?? Que bom hein 🙂

  13. Cristal

    Yey! Eu sabia que um dia minha foto estaria aqui, entre uma das turmas 😀

    Obrigada pela excelente semana de descobertas cinematográficas, Pablo!

  14. Cristal

    Eu até comentei isso com uma amiga… Único lugar de Salvador em que eu já vi uma proporção entre homens/mulheres tão descabida. Então é sempre assim?

  15. Felipe Dias de Miranda

    Na minha turma (Décima edição) foram só 3 mulheres… Pior que faculdade de engenharia… aahuhauhahua

  16. João Paulo Barreto

    Saudades, já! Excelente semana. Turma repleta de pessoas cativantes e que sempre estavam dispostas a bater aquele papo sobre cinema e cultura pop em geral. Grande oportunidade para conhecwer figuraças como o João, do Salada Cultural, Klaus, Cristal, Diego, Eduardo, Bruno(s) – hehehe- Vitor, Caio, enfim, uma turma de baianos, como diriam aqui na minha terra, porreta!! Que venha o módulo II. Abraço forte aos meu novos amigos cinéfilos.

  17. Bruno Tasca

    15 pontos para o Klaus, que aprendeu tão bem os conceitos da aula que foi se posicionar para a foto justamente no ponto de fuga.

  18. Bruno Tasca

    * leia-se conceitos "das aulas".

  19. Amanda Aouad

    Realmente, foi uma semana excelente, gostei muito do curso, da turma, da experiência. E já estou ansiosa pelo módulo 2 aqui em Salvador.

    Quanto às cadeiras, melhorou muito sim, principalmente pelo fato de ter apoio para mão, escrever no colo no primeiro dia não foi legal. Mas, imprevistos acontecem e sabemos que não foi culpa de Pablo, tanto que resolveu no segundo dia.

  20. Jaime F.

    Já sinto saudades do curso aqui de Campinas… se um dia fizer outro, dou um jeito de ir com a namorada só pra fazer de novo… hehehe…

  21. Marcelo Filho

    Pessoal, o grupo já foi criado? :S

  22. Joaquim

    Pablo, links para descrições das outras edições não está funcionando.

Adicionar Comentário